Geral
Balanço da atuação das equipes municipais no pleito foi amplamente positivo, segundo a administração

Equipes da Prefeitura de Nova Odessa garantem segurança, transporte e limpeza durante eleições

Da Redação | Tribuna Liberal

Diversos órgãos da Prefeitura de Nova Odessa apoiaram a Justiça Eleitoral na realização das eleições municipais do domingo, dia (6) nas quais foram reeleitos o atual prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD) e seu vice Alessandro Miranda, o Mineirinho, bem como os nove vereadores da próxima Legislatura. O balanço da atuação das equipes municipais no pleito foi altamente positivo, segundo a administração municipal.

Segundo o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, “ao lado das polícias Civil e Militar, a GCM (Guarda Civil Municipal) desempenhou um papel crucial na segurança das Eleições, com ações coordenadas desde um dia antes do pleito”. Coube à GCM, por exemplo, a escolta das 139 urnas até os 16 colégios eleitorais, desde a tarde de sábado até a noite de domingo – incluindo patrulhamento direcionado ao longo de todo o final de semana.

No domingo, duas viaturas foram destacadas para patrulhamento nas zonas eleitorais, priorizando aquelas com maior número de seções. Cada uma das 11 escolas municipais utilizada como local de votação também teve um GCM escalado para segurança preventiva. O Setor de Fiscalização de Trânsito também garantiu o acesso a todos os colégios e ao Cartório Eleitoral.

“Houve apenas um incidente envolvendo a queda de um idoso, que foi prontamente atendido. As equipes receberam diversas denúncias de ‘boca de urna’, todas averiguadas, mas sem constatação de irregularidades”, acrescentou o coronel.

“Após o fechamento dos portões - às 17h do dia da eleição -, a GCM, em conjunto com a equipe técnica do Cartório Eleitoral, realizou a coleta das mídias e urnas, escoltando-as até o Cartório Eleitoral. O pleito transcorreu de maneira tranquila, sem ocorrências relevantes ou prisões. O esforço conjunto garantiu um ambiente seguro e organizado para todos os eleitores”, comentou Fanti.

TRANSPORTES

Segundo balanço do diretor de Mobilidade do Município, André Gazzetta, 17 veículos da prefeitura permaneceram à disposição da Justiça Eleitoral entre os dias 2 e 6, realizando dezenas de viagens entre o Cartório Eleitoral e os colégios eleitorais.

“No sábado, levamos as equipes do cartório e as urnas para montagem. No domingo, cinco veículos e motoristas ficaram de prontidão o dia todo para atender qualquer ocorrência de deslocamento dos funcionários do Cartório e dos juízes eleitorais”, explicou.

“A partir das 16h, tivemos 15 veículos no encerramento da votação, sendo oito veículos para buscar as urnas e equipes e sete para buscar os materiais e mídias. Antes das 17h, todas as esquipes já estavam nas escolas prontas, e isso ajudou na rápida apuração, pois rapidamente as mídias chegaram ao Cartório”, completou Gazzetta – lembrando que o Transporte Coletivo Urbano foi gratuito ao longo de todo o domingo, com escalas iguais aos dias de semana.

LIMPEZA

As equipes da prefeitura também providenciaram a limpeza pré e pós-eleitoral. “Em eleições anteriores, essa limpeza pré-eleições era feita na sexta-feira, no horário de expediente. Neste ano, em virtude de um pedido da Justiça Eleitoral, nossas equipes realizaram essa limpeza também na madrugada de domingo, para evitar a propaganda de boca de urna”, explicou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Diego Tonucci.

Para isso, a cidade foi dividida em três setores, com três equipes trabalhando das 6h às 8h. “E foi um sucesso, na hora da abertura dos portões, muitos cidadãos até bateram palmas e parabenizou as equipes, dizendo que essa medida evita incidentes, como tombos de idosos”, acrescentou Diego. Segundo ele, foram recolhidos, apenas na manhã de domingo, 540 quilos de santinhos.

O trabalho dos servidores municipais e estaduais nas eleições recebeu elogios do prefeito Cláudio Schooder. “Quero agradecer também a todos os servidores públicos e mesários voluntários que atuaram nestas eleições, que foram um exemplo de organização e limpeza – aos funcionários da Justiça Eleitoral, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, Fiscalização de Trânsito, Setor de Transportes, equipes da limpeza e imprensa em geral”, finalizou Leitinho.

Deixe um comentário