Geral
Trabalho ocorre no trecho entre os bairros Capuavinha e Jardim Progresso, considerado prioritário

Desassoreamento realizado no Rio Capivari chega a 30% em Monte Mor

Meta do governo em parceria com Estado é escavar 21 mil metros cúbicos do leito do rio, fazer a raspagem superficial de 500 m³ e recuperar 6 mil m³ das margens do manancial a fim de melhorar qualidade da água e evitar novas cheias

O desassoreamento do Rio Capivari, em Monte Mor, avançou e expôs os primeiros resultados. Segundo informações da prefeitura, em menos de um mês desde o início da intervenção, em 25 de agosto, quase 30% da meta prevista foi concluída.

A ação ocorre no trecho considerado prioritário, entre os bairros Capuavinha e Jardim Progresso, onde máquinas e trabalhadores atuam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Já foram desassoreados mais de 180 metros lineares dos 612 metros previstos no Plano de Ação firmado com o Governo do Estado, o que corresponde a 29,41% do total. Dessa área, foram retirados 8.500 metros cúbicos de material.

Para o trabalho, estão sendo utilizados, em média, quatro caminhões basculantes, uma máquina embarcada, uma escavadeira hidráulica Long Reach e um trator de esteira. Aproximadamente 15 profissionais compõem a equipe, entre engenheiro civil, encarregado de obras, operadores de máquinas, motoristas e equipe de topografia.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Maria Tereza Gomes Carneiro, o trecho em execução possui profundidade média de 2 a 2,5 metros, largura entre 17 e 18 metros e extensão total de 612 metros. A previsão é escavar 21 mil metros cúbicos do leito do rio, realizar a raspagem superficial de 500 m³ e recuperar 6 mil m³ das margens.

O investimento nesta etapa é de R$ 1.060.045,55 por mês, totalizando R$ 3.180.136,65 ao fim dos três meses previstos para a conclusão. Esta é a terceira etapa do desassoreamento do Rio Capivari, realizada após solicitação feita pelo prefeito Murilo Rinaldo (PP) ao Governo do Estado de São Paulo. Como contrapartida, o Estado solicitou que a prefeitura realizasse previamente a limpeza de aproximadamente 500 metros das margens, serviço executado pelas secretarias de Planejamento e Obras, Defesa Civil e Meio Ambiente e Agricultura.

O prefeito comentou a importância da obra tanto para a segurança contra enchentes quanto para a qualidade de vida. “Esse é um trabalho fundamental para garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida à nossa população. O desassoreamento do Rio Capivari é uma prioridade da nossa gestão, e estamos acompanhando de perto cada etapa para que tudo seja feito com responsabilidade e eficiência. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio e às nossas equipes pelo empenho diário”, disse Murilo Rinaldo.

Com previsão de término em novembro, o desassoreamento tem como objetivo melhorar as condições de disponibilidade e qualidade das águas superficiais e reduzir os riscos de inundações, atendendo a uma antiga demanda da população de Monte Mor, que recorrentemente sofre com alagamentos. Após as chuvas de verão, famílias amargam situações de desalojamento e perda de móveis em suas residências.

 


Deixe um comentário