Conferência fortalece debate sobre direitos de menores em Hortolândia
Cerca de 300 pessoas participaram, nesta semana, da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Hortolândia, promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Entre os presentes estavam delegados que representam os
serviços e as OSCs (organizações da sociedade civil), servidores públicos,
crianças, adolescentes e pais atípicos que vivem em Hortolândia, além de autoridades
do Executivo e do Legislativo, como as secretárias Maria dos Anjos Assis Barros
(Inclusão Social) e Simone Locatelli (Educação, Ciência e Tecnologia), os
secretários Renato Franceschini (Habitação) e Gléguer Zorzin (Esporte e Lazer),
a deputada estadual Ana Perugini (PT), vereadores e a presidente do CMDCA
Quézia Garcia. O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos
Últimos Dias, no Jd Sumarezinho.
Neste ano, o tema em debate foi “Fortalecendo o SGDCA
(Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente)”. A palestra de
abertura foi ministrada pela psicopedagoga Ana Cristina de Souza, arteterapeuta
e graduanda em Serviço Social. Especialista em processos participativos e
conferências de direitos, a pedagoga se apresenta como profissional que
trabalha na área social há mais de vinte anos, tendo ampla experiência na
formação de profissionais, Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos.
Além de atuarem nos debates, crianças e jovens presentes
também puderam participar de atividades especialmente criadas para elas, como o
painel lúdico de rostinhos e a confecção de cataventos em alusão ao “Mês de
Combate ao Trabalho Infantil”. Ao final dos trabalhos, foram eleitos 10
delegados que representarão a cidade na conferência estadual e, se eleitos, na
etapa federal também.

Deixe um comentário