Concessionária BRK avança em obras da Bacia do Tijuco Preto, em Sumaré
Intervenções incluem implantação de interceptores que vão
conduzir todo esgoto dos imóveis até a nova estação de tratamento em construção
no Parque Pavan; medida visa evitar lançamento de dejetos em rios e córregos da
cidade
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e
esgoto em Sumaré, segue avançando nas obras de implantação das novas tubulações
que vão compor o sistema de esgotamento sanitário do município. Nesta fase
estão sendo executados 800 metros de interceptores, infraestrutura responsável
por conectar as tubulações da rede pública coletora e direcionar os efluentes
até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, em construção no
Residencial Parque Pavan, retirando lançamentos de esgotos dos rios e córregos.
As intervenções em andamento estão divididas em dois
trechos. O trecho 1 fica na Rua Josefina Padovani Bosco, onde 100% das redes já
foram implantadas, agora a concessionária irá iniciar a execução de seis poços
de visitas (PVs).
O trecho 2 está na Rua Amélia Gallego Vieira dos Santos,
onde 504 metros de redes foram implantadas até o momento. Os serviços são
realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h
às 16h. As equipes atuam com abertura e fechamento das valas no mesmo dia,
reduzindo impactos no trânsito e na rotina dos moradores. Durante a execução, o
tráfego local permanece restrito apenas aos moradores, e todos os trechos estão
sinalizados.
A concessionária reforça que não haverá interrupção no
abastecimento de água, já que as intervenções são exclusivamente no sistema de
esgotamento sanitário.
A construção da ETE Tijuco Preto, que receberá os efluentes
desses interceptores, segue dentro do cronograma previsto e já atingiu 73% de
avanço físico. As frentes da obra incluem a montagem de equipamentos e a
instalação dos sistemas internos dos Reatores Nereda®, tecnologia de alta
eficiência, menor consumo de energia e baixa emissão de odores.
Quando entrar em operação, a nova estação terá capacidade
para tratar até 230 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 93 mil
pessoas e contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria da
qualidade de vida em Sumaré. “A nova etapa das obras marca um avanço importante
no projeto da ETE Tijuco Preto, que vai ampliar a capacidade de tratamento e
reforçar o compromisso da BRK com o desenvolvimento sustentável de Sumaré”,
destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.
O andamento da obra pode ser acompanhado pelo site
sumareporumnovoamanha.com.br e pelas redes sociais da BRK.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com
a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia.
Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda
a sexta, das 8h às 20h.

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