Geral
BRK executa 800 metros de interceptores, que conectam tubulações e direcionam efluentes até a ETE

Concessionária BRK avança em obras da Bacia do Tijuco Preto, em Sumaré

Intervenções incluem implantação de interceptores que vão conduzir todo esgoto dos imóveis até a nova estação de tratamento em construção no Parque Pavan; medida visa evitar lançamento de dejetos em rios e córregos da cidade

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, segue avançando nas obras de implantação das novas tubulações que vão compor o sistema de esgotamento sanitário do município. Nesta fase estão sendo executados 800 metros de interceptores, infraestrutura responsável por conectar as tubulações da rede pública coletora e direcionar os efluentes até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, em construção no Residencial Parque Pavan, retirando lançamentos de esgotos dos rios e córregos.

As intervenções em andamento estão divididas em dois trechos. O trecho 1 fica na Rua Josefina Padovani Bosco, onde 100% das redes já foram implantadas, agora a concessionária irá iniciar a execução de seis poços de visitas (PVs).

O trecho 2 está na Rua Amélia Gallego Vieira dos Santos, onde 504 metros de redes foram implantadas até o momento. Os serviços são realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h. As equipes atuam com abertura e fechamento das valas no mesmo dia, reduzindo impactos no trânsito e na rotina dos moradores. Durante a execução, o tráfego local permanece restrito apenas aos moradores, e todos os trechos estão sinalizados.

A concessionária reforça que não haverá interrupção no abastecimento de água, já que as intervenções são exclusivamente no sistema de esgotamento sanitário.

A construção da ETE Tijuco Preto, que receberá os efluentes desses interceptores, segue dentro do cronograma previsto e já atingiu 73% de avanço físico. As frentes da obra incluem a montagem de equipamentos e a instalação dos sistemas internos dos Reatores Nereda®, tecnologia de alta eficiência, menor consumo de energia e baixa emissão de odores.

Quando entrar em operação, a nova estação terá capacidade para tratar até 230 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 93 mil pessoas e contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida em Sumaré. “A nova etapa das obras marca um avanço importante no projeto da ETE Tijuco Preto, que vai ampliar a capacidade de tratamento e reforçar o compromisso da BRK com o desenvolvimento sustentável de Sumaré”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.

O andamento da obra pode ser acompanhado pelo site sumareporumnovoamanha.com.br e pelas redes sociais da BRK.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.


Deixe um comentário