Geral
Zezé Gomes: caminhada é ‘expressão viva de que inclusão se faz com atitudes concretas

Caminhada inclusiva reúne cerca de 1 mil pessoas em Hortolândia

Uma onda verde tomou conta do Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel, neste domingo (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência. Cerca de 1 mil pessoas participaram da 2ª Caminhada Inclusiva, que abriu a programação oficial do “Setembro Verde”, mês de inclusão da pessoa com deficiência, em Hortolândia.

Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, em parceria com a Prefeitura, por meio do DPP PCD (Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa Com Deficiência) da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o evento disponibilizou aos participantes atividades culturais variadas, no palco armado no espaço. 

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) e o vice-prefeito, Cafu César (PSB), além de outras autoridades municipais, também prestigiaram a programação. Para Zezé Gomes, a Caminhada Inclusiva é a expressão viva de que a inclusão se faz com atitudes concretas, com políticas públicas e com a mobilização da sociedade.

“Foi uma experiência emocionante e muito significativa para mim, como prefeito e, acima de tudo, como cidadão que acredita em uma cidade que cuida das pessoas. Hortolândia é um município que acolhe, integra e promove oportunidades para todos. Cada momento foi carregado de alegria, união e, principalmente, de esperança em uma sociedade mais justa e inclusiva. Nosso governo tem como prioridade cuidar das pessoas. Essa é a marca da nossa gestão: olhar para cada cidadão com sensibilidade, respeito e responsabilidade”, afirmou Zezé.

Segundo ele, foi com esse espírito que a prefeitura criou, recentemente, o Departamento da Pessoa Com Deficiência. “Este foi um passo importante para estruturar políticas públicas mais efetivas, ampliar canais de escuta, garantir acesso a direitos e promover a participação plena dessa população em todos os espaços da cidade. Tenho muito orgulho de liderar uma cidade que reconhece a importância da luta das pessoas com deficiência e que transforma esse reconhecimento em ações reais”, afirmou o prefeito.

Com o objetivo de promover inclusão, conscientização e dar visibilidade ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a caminhada seguiu, ao som de instrumentos de percussão, pelo Parque Lago da Fé, chamando a atenção dos demais visitantes. Para o presidente do Conselho PCD, Alexandre Amaro, o evento superou as expectativas.

“É uma honra para a gestão 2024/25 poder contribuir com a população e estarmos todos reunidos em uma data tão especial como a do 21 de setembro. O Conselho Municipal tem usado a palavra ‘parceria’ para realizar suas ações”, afirmou Amaro.

Segundo o DPP PCD, a programação continua, com diversas atrações ao longo da Semana de Ação.

Deixe um comentário