Geral
Equipes abrem e fecham valas no mesmo dia, sempre que possível, para reduzir impactos a moradores

BRK avança em série de obras realizadas na Bacia Tijuco Preto, em Sumaré

Intervenções dizem respeito à implantação de interceptores que vão conduzir esgoto dos imóveis até nova estação de tratamento em construção no Parque Residencial Pavan; próximo trecho da obra tem extensão de 315 metros

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, segue avançando nas obras de implantação das novas tubulações que vão compor o sistema de esgotamento sanitário do município. 

As intervenções fazem parte da Bacia Tijuco Preto e envolvem a implantação de interceptores, infraestrutura responsável por conectar as redes públicas coletoras e conduzir os efluentes até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, em construção no Residencial Parque Pavan, contribuindo para a retirada de lançamentos de esgoto dos rios e córregos da região.

Até o momento, três trechos de obra já foram concluídos, somando mais de 1.942 metros de redes implantadas. O Trecho 1, na Rua Josefina Padovani Bosco, e o Trecho 2, na Rua Amélia Gallego Vieira dos Santos, já tiveram os serviços finalizados.

Atualmente, a concessionária atua no Trecho 3, com extensão de 252 metros, nas ruas José Bonifácio e Onze. As interdições ocorrem por quadras, de acordo com o avanço dos serviços. Como rotas alternativas, os motoristas podem utilizar as ruas Carolina Augusto de Moraes e Maria Ferreira Coimbra.

O próximo trecho, com extensão de 315 metros, será executado na Rua Joaquim Caetano Ribeiro, com rotas alternativas pela Avenida Emília Pedro Boscolo e demais ruas entre as vias Eduardo da Silva Prates e Geraldo Jesus Bosco. Considerando a quantidade total de tubulações a serem implementadas (13 km), já há um avanço de 14,7% com o que foi concluído até o momento.

Os serviços são realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h. As equipes atuam com abertura e fechamento das valas no mesmo dia, sempre que possível, com o objetivo de reduzir os impactos no trânsito e na rotina dos moradores. Todos os trechos em obra permanecem devidamente sinalizados.

A BRK reforça que não há interrupção no abastecimento de água, uma vez que as intervenções ocorrem exclusivamente no sistema de esgotamento sanitário. A concessionária destaca ainda que outros trechos da obra estão previstos e que a população será informada com antecedência sempre que houver novas interdições.

ETE TIJUCO PRETO

Paralelamente, a construção da ETE Tijuco Preto segue dentro do cronograma e já atingiu 74% de avanço físico. As frentes de trabalho atualmente incluem a montagem interna dos reatores Nereda®, instalação da linha de ar soprado, construção civil da unidade de desinfecção, escada de aeração e abrigo dos sopradores. Simultaneamente está sendo executada a infraestrutura elétrica com caixas de passagem e implantação do sistema de aterramento.

Quando entrar em operação, a nova estação terá capacidade para tratar até 230 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 93 mil pessoas e contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida em Sumaré.

“A conclusão de mais trechos e o avanço contínuo das obras representam um passo importante para ampliar o tratamento de esgoto em Sumaré e reforçam o compromisso da BRK com o desenvolvimento sustentável do município”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Deixe um comentário