Educação
Composição reúne representantes de multisetores e acompanhará resultados de escolas em tempo integral

Sumaré cria mecanismo para melhorar ensino integral e impulsionar modelo cívico-militar

Comitê Municipal e Comissão de Avaliação do Programa Escola em Tempo Integral fazem parte de ações para expandir modelos na rede e definir novas políticas públicas, diretrizes e documentação técnica de proposta educacional

A administração municipal de Sumaré oficializou, através de portaria, a criação do Comitê Municipal e da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Programa Escola em Tempo Integral. A composição foi validada pelo prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) em diário oficial e integra uma série de ações estruturantes previstas para a ampliação do ensino em tempo integral na rede municipal.

A portaria considera as diretrizes do Projeto de Lei 259/2025, que instituiu o Programa Cívico-Militar no município, e a Lei Complementar Estadual 1.398/2024, responsável por regulamentar a implantação de escolas cívico-militares na rede pública paulista. A partir desse cenário, o município implantou mecanismos de acompanhamento e gestão para garantir a execução adequada do modelo.

O Comitê Municipal terá como função estabelecer diretrizes, propor políticas públicas e organizar a documentação técnica de implantação do Programa Escola Cívico-Militar. Ele será composto por representantes das seguintes áreas: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura, Centro de Formação de Educadores Municipais (CEFEMS) e representante dos pais.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

Também foi instituída uma comissão específica para acompanhar a implementação e os resultados do Programa Escola em Tempo Integral no município. Este grupo de monitoramento será formado pelo Conselho Municipal de Educação, equipe técnica da Secretaria de Educação e supervisores de ensino da rede municipal.

A portaria determina que a participação nos dois colegiados não será remunerada, sendo considerada atividade de interesse público.

MODELO MILITAR

Em busca de tornar a rede municipal de ensino referência regional, Sumaré aprovou o Programa Escola Cívico-Militar, após articulação do prefeito Henrique do Paraíso. O objetivo principal é elevar a qualidade do ensino, reforçar a disciplina e promover valores cívicos.

A EM Magdalena Maria Vedovato Callegari, por exemplo, foi a primeira unidade a aprovar o modelo, com 76% de votos favoráveis. Além do novo programa, a prefeitura instituiu o Ato Cívico semanal, com execução dos hinos nacional e municipal. A adesão ao modelo cívico-militar em Sumaré está sendo feita de forma democrática, com consultas públicas junto à comunidade escolar.

O Programa Escola Cívico-Militar é inspirado em modelos já aplicados em outras cidades brasileiras e apresenta resultados positivos na redução de indisciplina e no aumento do rendimento escolar.


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