Educação
Pasta diminui contrato em 1,34%, troca margarina por manteiga e adiciona suco integral no cardápio

Sumaré anuncia redução de custos e maior qualidade na merenda escolar

Educação destaca que novo cardápio vai oferecer alimentos mais saudáveis para as 23 mil crianças da rede municipal; itens ultraprocessados como salsichas e sucos em pó acabam de ser substituídos por alimentos com valor nutricional

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Educação de Sumaré realizou alterações na merenda escolar municipal para o ano letivo de 2025, segundo divulgado pela pasta nesta quinta-feira (30). Embutidos e alimentos ultraprocessados, como salsichas e sucos em pó, foram substituídos por alimentos com melhor qualidade nutricional. Aproximadamente 23 mil estudantes serão impactados de maneira positiva com as melhorias na alimentação.

Por exemplo, a margarina foi trocada por manteiga, e o suco em pó por suco integral sem aditivos. O novo cardápio prevê ainda a diminuição da oferta em excesso de pães, bolachas e bolos, atendendo às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Outras mudanças abrangem a renovação dos utensílios utilizados na merenda e a oferta do jantar, para que as crianças tenham refeições completas na escola.

Além de mais saudável, o novo contrato de merenda escolar prevê uma economia absoluta de R$468.705,57, redução de 1,34% em relação ao termo de referência anterior. A estimativa é de que esse valor fique ainda menor após a escolha da empresa no processo de licitação.

“Cuidar bem da alimentação das nossas crianças é fundamental. Minha filha Liz também estuda numa escola municipal e queremos sempre o melhor. Nossos filhos terão uma alimentação balanceada e de qualidade”, explicou o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos).

O secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo, explicou que a pasta busca se adequar às exigências dos órgãos federais para receber recursos. “Fizemos um chamamento público para aquisição de alimentos de agricultura familiar, um dos requisitos para recebermos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, contou.

Danilo afirma que a gestão tem como prioridade oferecer uma alimentação balanceada aos estudantes da rede municipal. “Nosso compromisso é assegurar uma merenda escolar nutritiva, de qualidade e dentro dos padrões legais. A nova gestão segue monitorando constantemente para manter e aprimorar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos”.

Henrique reforçou a importância de cuidar da saúde, bem-estar e educação dos estudantes do município. “Estamos trabalhando para transformar o ensino da nossa cidade. As crianças são o nosso futuro e merecem uma alimentação de qualidade e uma estrutura adequada nas escolas”, disse.

Deixe um comentário