Educação
Para mais de 500 pessoas, gestores destacam matemática como porta de entrada para ciência

Educação de Hortolândia ganha ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Neste ano, 130 estudantes foram premiados com a medalha de ouro e receberam certificado de honra ao mérito; número de alunos da rede municipal inscritos na OBMEP, em 2025, mais do que triplicou, saltando de 2.159 em 2022 para 7.245

A educação de Hortolândia é ouro na OBMEP Mirim (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas) 2025, categoria que abrange os anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste ano, a rede municipal de ensino obteve a marca de 130 pequenos campeões, que conquistaram a medalha dourada na prova.

De acordo com os dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o número de estudantes da rede municipal inscritos na OBMEP, em 2025, mais que triplicou, saltando de 2.159 em 2022 para 7.245 neste ano. Para celebrar este engajamento e as conquistas dos medalhistas, a prefeitura realizou, na noite desta segunda-feira (1), uma cerimônia oficial de premiação, no Auditório da Câmara Municipal.

O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades, do Executivo e do Legislativo. A mesa de honra do evento contou com a participação da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Simone Locatelli; da deputada estadual Ana Perugini (PT); dos vereadores Roberta Diniz e Edvaldo Souza Araújo; e do diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

Para Simone Locatelli, a educação é o pilar do município. Ela parabenizou as crianças, enfatizando que tem orgulho de fazer parte da rede de educação e que esses resultados são um reflexo do trabalho de todos, sendo os professores essenciais neste processo.

“É uma alegria enorme estar celebrando a coragem e a dedicação de cada criança e estudante que está aqui e cada profissional também, que ensina, incentiva e também faz parte desse resultado”, reforçou a secretária de Educação.

Segundo Donizeti Faria, o aumento significativo de participantes é um reflexo da dedicação de toda a comunidade escolar. “Esse aumento significativo demonstra o engajamento das unidades escolares, a dedicação dos professores e, principalmente, a adesão e entusiasmo das famílias, crianças e estudantes. O resultado é um movimento crescente, com pequenos campeões motivados a superar desafios,” afirmou o gestor.

HONRA AO MÉRITO

Os 130 estudantes foram premiados com a medalha de ouro e receberam o certificado de honra ao mérito, celebrando o sucesso e o esforço de cada um. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a cerimônia de premiação da OBMEP Mirim 2025, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, teve como objetivo valorizar a matemática e inspirar o interesse pela ciência desde os primeiros anos escolares, celebrando a dedicação e o sucesso dos estudantes.


Deixe um comentário