E-book de políticas para Educação Infantil é lançado em Americana
A Secretaria de Educação de Americana lançou nesta
terça-feira (25) o e-book “O Projeto Educativo da cidade de Americana:
políticas públicas em diálogo com a vida cotidiana das escolas”, produzido em
parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio do Núcleo
de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas
em Ensino e Diferença (LEPED). A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório
do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e reuniu diretores,
coordenadores e pedagogos da rede municipal de Educação Infantil.
A publicação é fruto de uma experiência formativa construída
entre o NEPP e a Educação de Americana, orientada pelos valores que fundamentam
o projeto da Educação Infantil: a escuta das infâncias, a prática democrática,
o direito à pesquisa, a valorização das cem linguagens e o compromisso com o
conhecimento.
No livro, a professora doutora Roberta Rocha Borges,
integrante do NEPP, apresenta o trabalho realizado ao longo dos anos de 2024 e
2025 com todos os diretores, coordenadores, pedagogos e professores da rede,
que assumiram papel protagonista no processo de pesquisa colaborativa executado
entre universidade e rede pública. O conteúdo será disponibilizado em dezembro,
nos sites da Prefeitura de Americana e do NEPP.
“Esse e-book representa um marco no compromisso de Americana
com uma Educação Infantil que respeita, escuta e valoriza as crianças em sua
integralidade. A parceria com a Unicamp reforça nossa busca por uma prática
pedagógica fundamentada, sensível e conectada com a realidade das escolas. É
gratificante ver o protagonismo dos nossos profissionais e perceber como
pesquisa, reflexão e formação contínua se transformam em ações concretas dentro
das unidades, garantindo uma educação pública cada vez mais humana e de
qualidade”, destacou o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.
O e-book é composto por sete capítulos: o nascimento de um
projeto sensível, ético e coletivo; a ressignificação dos espaços escolares
como lugares de escuta, pesquisa e encantamento; ateliê como pilar de uma
pedagogia sensível; infância e natureza: o ateliê como espaço de encontros
entre o natural e o simbólico; música: essência, beleza e criação; natureza
como linguagem de investigação e relação; e tecendo vínculos: a escola que
abraça a família.
São apresentados trabalhos desenvolvidos nas 37 unidades
escolares de Educação Infantil de Americana, acompanhados pelas supervisoras de
formação Leticia Maeda e Ana Paula Rocha. As experiências reafirmam a escola
como espaço de cultura, ética e estética, onde aprender e ensinar se entrelaçam
no cuidado com o outro, na reflexão coletiva e na curiosidade que move o
pensamento.
“Ao olharmos o
percurso trilhado pela rede e nos depararmos com os frutos de um trabalho
sonhado, planejado e cultivado ao longo do tempo, o coração se acalma e se
aquece. É a certeza de que a infância, com sua doçura e encantamento, traz
consigo uma potência única, o olhar curioso, inquieto e ávido por conhecer,
sentir e viver novas experiências. É uma alegria e um privilégio acompanhar de
perto esse florescer das infâncias nas escolas municipais, fazendo valer, em
cada gesto e proposta, os direitos de todas as crianças, sem distinção de
origem, cor ou condição social”, ressaltou a diretora da Unidade de Educação
Básica de Americana, Graciete Pereira.
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