Educação
EJA atende cerca de 200 estudantes nas modalidades I e II e nos cursos de formação

Abertas inscrições para Educação de Jovens e Adultos em Hortolândia

A EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia, está com as inscrições abertas para quem deseja retomar os estudos no primeiro semestre de 2026. A modalidade é ofertada em quatro escolas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A EJA é destinada a jovens a partir de 15 anos e adultos que desejam retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental. Ao todo, são oferecidas mais de 500 vagas, distribuídas nas quatro escolas que funcionam como polos da EJA. A formação contempla as duas etapas da modalidade: EJA I – do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e EJA II – do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para realizar a matrícula, o interessado deve ligar para uma das unidades polo ou comparecer presencialmente à escola de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h. Para se inscrever é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF do aluno e do responsável (se menor de 18 anos), certidão de nascimento, comprovante de endereço, duas fotos 3×4, histórico escolar ou declaração de escolaridade e formação profissionalizante.

Além da oferta regular da EJA, a prefeitura também disponibiliza vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para mais de 25% dos estudantes matriculados nas escolas polo. Essa iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Administração Municipal e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – Campus Hortolândia, em março de 2022.

Para o primeiro semestre de 2026, os alunos matriculados no 6º ano da EJA poderão escolher entre os seguintes cursos: Auxiliar em Usinagem Industrial – Tornearia; e Inspetor de Qualidade. Cada curso terá carga horária de 200 horas, divididas em quatro módulos, com aulas no IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro.

Já para os alunos da EJA I (1º ao 5º ano), será oferecido o curso de Panificação, com certificação de 100 horas, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os estudantes que participarem dos cursos profissionalizantes terão direito a benefícios como bolsa de estudos, transporte gratuito, uniforme escolar e alimentação.

Deixe um comentário