Black Friday deve movimentar cerca de R$ 1,3 bilhão no comércio da RMC
Uma das datas mais esperadas pelos consumidores no ano para
comprar produtos com preços promocionais promete elevar em 7,3% faturamento do
varejo em cidades da região; Procon alerta para cuidado com endividamento
impensado
A Black Friday 2025, que acontece na próxima sexta-feira
(28/11), deve movimentar cerca de R$ 1,3 bilhão nos municípios da RMC (Região
Metropolitana de Campinas), que inclui Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte
Mor, Paulínia e Americana. A estimativa é da ACIC (Associação Comercial e
Industrial de Campinas).
O faturamento previsto para esse ano pelo setor varejista é
7,3% maior, se comparado com a Black Friday do ano passado. A projeção, segundo
a entidade, reflete o otimismo do comércio local, que aposta na tecnologia e na
personalização das ofertas como fatores decisivos para o crescimento das vendas.
O levantamento divulgado pela ACIC mostra que Campinas deve
registrar R$ 661 milhões em vendas, enquanto a RMC deve alcançar R$ 625,1
milhões, totalizando cerca de R$ 1, 3 bilhão. O ticket médio de consumo também
deve subir, passando de R$ 464,80 para R$ 495,70, um avanço de 6,6%.
A expectativa de aumento nas vendas também se reflete na
geração de empregos temporários, estimada em 403 vagas na região, um
crescimento de 6,1% sobre o ano anterior.
“A Black Friday vem se consolidando como uma das datas mais
importantes para o varejo regional, e a cada ano ganha mais força junto ao
consumidor. O uso de novas tecnologias tem ampliado a eficiência das campanhas,
tornando as ofertas mais assertivas ao consumidor”, destaca o economista da
Acic, Mário Eduardo Campos, por meio da Assessoria de Imprensa.
Os segmentos mais procurados nesta Black Friday devem ser
Smartphones, vestuário e acessórios, perfumes e produtos de beleza,
eletrônicos, eletrodomésticos, viagens e turismo, decoração e compras de
supermercado, assinala a ACIC.
Originalmente, a Black Friday acontece em um único dia — a
quarta sexta-feira de novembro. No entanto, a prática de ampliar o período
promocional vem se tornando tendência entre os lojistas, com ações como o Black
November (promoções durante todo o mês), o Black Week (semana da Black Friday)
e a Cyber Monday (segunda-feira seguinte, com foco em produtos eletrônicos e
tecnológicos vendidos online).
DESCONTO DE ATÉ 70%
Em Sumaré, o Grupo AD e Shopping ParkCity, preparam Black
Week com descontos de até 70% em diversas categorias como moda, beleza,
eletrônicos, brinquedos, decoração e produtos sazonais.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do centro de compras,
a temporada de grandes promoções será de 24 a 30 de novembro, uma oportunidade
para o consumidor antecipar as compras de fim de ano.
“A Black Week é um dos períodos mais relevantes do
calendário do varejo e representa uma oportunidade estratégica tanto para os
lojistas quanto para os consumidores. A força da campanha corporativa do Grupo
AD potencializa o desempenho de vendas em toda a rede, impulsionando um
importante fluxo de visitantes e a conversão nas lojas”, afirma Beth Andrade,
Head de Marketing do Grupo AD, por meio da Assessoria de Imprensa.
Segundo ela, a data marca também o início oficial da dinâmica natalina do Shopping, que já está decorado e com ações promocionais em andamento. Dessa forma, observa Beth, quem busca ofertas encontra uma experiência integrada que combina economia, conveniência e lazer, consolidando o período como a principal porta de entrada para o consumo de fim de ano.
O operador de caldeira, Francisco Elias da Silva, 40 anos,
conta que pretende aproveitar os descontos da Black Friday para antecipar as
compras da ceia de Natal. “Venho fazendo isso nos últimos anos principalmente
com a compra de bebidas e carnes para garantir uma ceia de Natal mais em conta.
Tem sido bem vantajoso”, comenta o morador de Paulínia.
Já a dona de casa Marizete Almeida, 59 anos, que mora em
Monte Mor, diz que está de olho nas ofertas da Black Friday para antecipar a
compra do presente para o neto, Pedro, de 8 anos. “Ele quer um videogame desses
bem modernos. Guardei um dinheirinho nos últimos meses na expectativa dos
descontos da Black Friday. Vamos ver se consigo comprar por um preço bom”,
comenta Marizete.
PROCON ALERTA PARA JUROS ALTOS E ENDIVIDAMENTO POR IMPULSO
O consumidor deve evitar contratar empréstimos para comprar
em promoções como a Black Friday, pois o risco de superendividamento é grande
neste período do ano. A recomendação é da diretora Adjunta de Estudos e
Pesquisas do Procon-SP, Elaine da Cruz.
“O cenário mostra que o crédito segue caro. Antes de se
empolgar com as promoções da Black Friday e as compras de fim de ano, é
importante o consumidor avaliar se realmente precisa recorrer ao empréstimo. Se
for necessário se endividar para comprar, o desconto pode sair bem mais caro”,
alerta a diretora.
É que a nova pesquisa de taxas de juros realizada pelo Núcleo
de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) da Fundação
Procon-SP revela que os custos do crédito seguem elevados, com a manutenção da
taxa Selic em 15% ao ano pelo Banco Central. A taxa média do empréstimo pessoal
chegou a 8,16% ao mês, um aumento de 0,07 ponto porcentual em relação a
outubro.
Segundo o Procon, o Bradesco foi o banco que mais elevou
suas taxas, de 8,33% para 8,77% ao mês — variação positiva de 5,28%. Os demais
bancos mantiveram os valores. No cheque especial, a taxa média permaneceu em 8%
ao mês, limite máximo permitido pela resolução nº 4.765/2019 do Banco Central.
O Procon-SP destaca, também, que o período é propício para
renegociar dívidas antigas e planejar o uso do 13º salário com
responsabilidade. Na avaliação do órgão, quitar débitos existentes pode ser
mais vantajoso do que realizar novas compras financiadas, principalmente diante
das altas taxas de juros.
Elaine da Cruz: consumidor deve evitar contratar empréstimos
para comprar em promoções como a Black Friday
“O crédito pode ser útil quando usado com planejamento, por
exemplo, para substituir dívidas com juros maiores. Mas o consumidor deve
evitar contratar empréstimos para comprar em promoções como a Black Friday,
pois o risco de superendividamento é grande neste período do ano”, completa
Elaine.
A pesquisa foi realizada em 04 de novembro de 2025, com os
bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e
Santander. O levantamento considera as taxas máximas pré-fixadas para clientes
pessoa física não preferenciais, com prazo de 12 meses para empréstimo pessoal
e 30 dias para cheque especial.
O Procon-SP reforça que o consumidor deve sempre comparar as
opções de crédito, verificar o Custo Efetivo Total (CET) e evitar o uso do
cheque especial como extensão da renda, já que é uma das modalidades mais
onerosas do mercado.
Pesquisa de comportamento do consumidor divulgada pela Globo
Gente, plataforma de pesquisas e tendências da Globo que oferece informações
sobre o comportamento, os valores e os hábitos dos brasileiros, revela que 84%
dos entrevistados fariam compras não planejadas, motivados principalmente por:
descontos acima de 50%, frete grátis e entrega rápida e facilidade de
pagamento.
CONSUMIDOR COMEÇA PESQUISA DE PREÇO MAIS CEDO, DIZ
LEVANTAMENTO
Pesquisa de comportamento do consumidor divulgada pela Globo
Gente, plataforma de pesquisas e tendências da Globo que oferece informações
sobre o comportamento, os valores e os hábitos dos brasileiros, revela que as
pessoas estão mais preparadas e exigentes para a Black Friday deste ano.
O levantamento, divulgado em agosto, mostra que os
consumidores começam a pesquisa de preços com mais antecedência, estão de olho
em descontos reais (quanto maior, melhor) e cada vez mais conectados em lives e
programas ao vivo que misturam entretenimento com oportunidades de consumo.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em várias regiões do País.
Conforme a pesquisa, existe uma tendência de aumento na
antecipação da busca por produtos, com mais pessoas começando a pesquisar a
partir de agosto, três meses antes da Black Friday. No levantamento, 86% dos
entrevistados responderam que para encontrar um bom preço é preciso pesquisar
muito e com antecedência.
A mesma pesquisa mostra que 43% dos entrevistados garantem
que pretendem ir às compras na Black Friday, percentual de intenção superior ao
revelado em 2024, quando 39% sinalizaram consumo.
No entanto, 81% dos entrevistados disseram que só compram na
Black Friday se os preços forem realmente mais baixos comparados a outras
épocas do ano. A maioria (60%) considera satisfatórios descontos até 50%, mas o
desejo por descontos maiores aumentou em 2025.
Smartphones aparecem no topo da lista de desejos dos
consumidores na Black Friday, seguido de eletrodomésticos, itens de vestuário e
eletrônicos.
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