Cultura
Região Bem Viver: governo Henrique do Paraíso celebra avanço que impulsiona cultura, lazer e economia

Sumaré anuncia entrada no Mapa do Turismo e destaca força da Região Bem Viver

Cidade amplia sua visibilidade turística e agora terá acesso a recursos federais para investimentos em infraestrutura; reconhecimento, do Ministério do Turismo, confirma organização feita no setor

Sumaré celebra uma importante conquista para o seu desenvolvimento turístico e cultural: a inclusão oficial no SISMAPA, o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Este marco posiciona a cidade como um destino relevante no cenário nacional, integrando a estratégica Região Bem Viver de Turismo.

O Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo que identifica os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Fazer parte do Mapa é o passo inicial obrigatório para que o município possa pleitear recursos federais para obras e ações de infraestrutura turística, além de participar de programas de qualificação profissional promovidos pelo Governo Federal. Estar no SISMAPA é um atestado de que a cidade está organizada e comprometida com o setor.

A Região Turística Bem Viver é uma das instâncias de governança regional no Estado de São Paulo, reconhecida pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Ela agrupa municípios com afinidades e complementaridades turísticas, trabalhando de forma colaborativa para a promoção conjunta de seus atrativos.

A união de forças nesta região visa criar roteiros integrados, aumentar o fluxo de visitantes e otimizar a divulgação de seus diferenciais culturais, naturais e de lazer. Sumaré, ao integrar esta região, fortalece sua voz e sua capacidade de atrair turistas em um contexto coeso.

Segundo a prefeitura, a inclusão de Sumaré no SISMAPA e na Região Bem Viver decorreu de um trabalho estratégico que envolveu o levantamento de dados para organizar e comprovar a existência de prestadores de serviços turísticos legalizados e de um Conselho Municipal de Turismo ativo, requisitos básicos para o Mapa; o planejamento estratégico, demonstrando o interesse e a capacidade da cidade em desenvolver o turismo como vetor econômico e social; e a articulação regional, formalizando a participação no esforço conjunto da Região Bem Viver e reconhecendo o valor da cooperação entre municípios vizinhos.

Este passo não é apenas um registro, mas a abertura de um novo horizonte para Sumaré, possibilitando o acesso a políticas públicas e fomento que transformarão o potencial turístico da cidade em realidade, explicou a administração.

“Estar no SISMAPA e formalizar nossa presença na Região Bem Viver é uma vitória fundamental para Sumaré. Não se trata apenas de um cadastro, mas sim da prova de que estamos trabalhando com seriedade e planejamento para desenvolver o nosso turismo. Este reconhecimento nos coloca na rota dos investimentos federais e estaduais, permitindo que a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) possa buscar recursos para melhorar nossa infraestrutura turística e qualificar nossos serviços. É um passo crucial para gerar emprego, renda e, principalmente, valorizar nossa cultura e nossos atrativos locais. Sumaré, agora no Mapa, está pronta para receber o turista e mostrar o seu Bem Viver”, comemorou a secretária de Cultura e Turismo, Cecília Teixeira.

Deixe um comentário