Cultura
Participação do município em encontro visa desenvolvimento turístico com diretrizes regionais

Região Bem Viver avança na revisão do novo Plano Diretor de Turismo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo marcou presença no 12º Encontro Regional Estratégico dos municípios que integram a região turística Bem Viver, focado na Revisão do Plano Diretor Regional de Turismo, no município de Capivari. A sequência de encontros é um passo fundamental para o planejamento e desenvolvimento sustentável do setor na região. Na oportunidade, os representantes municipais realizaram um exercício prático sobre os atrativos de cada município.

No exercício, o atrativo local analisado foi a Fábrica de Doces e Bebidas Terra, demonstrando um grande potencial de atratividade e representatividade na região, alcançando uma pontuação de 20 no total de indicadores. A análise destacou como pontos fortes a produção artesanal, a identidade local, o ambiente temático/acervo histórico, o turismo de experiência de muitos anos e a hospitalidade. Como pontos fracos a serem superados, foram identificados a infraestrutura turística limitada, a ausência de sinalização, a baixa presença digital, a dependência de divulgação local e a necessidade de manutenção/padronização.

O trabalho de planejamento terá continuidade no dia 11 de dezembro, no SENAC de Americana, com a apresentação do projeto “Turismo na Escola”. A iniciativa, que visa integrar a temática turística ao currículo escolar e sensibilizar as novas gerações sobre a importância e as oportunidades do setor, é uma aposta para fomentar a cultura do turismo desde a base.

“A construção e revisão do Plano Diretor Regional de Turismo são cruciais para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O turismo é um vetor de crescimento econômico, geração de emprego e renda, mas precisa de planejamento e visão estratégica”, afirma Cecília Teixeira, gestora da pasta de Cultura e Turismo. 

“Analisar nossos atrativos, como fizemos com a Doces Terra, nos permite identificar as forças que devemos potencializar e as fragilidades que precisamos trabalhar, como a melhoria da sinalização e da infraestrutura. O próximo passo, com o projeto ‘Turismo na Escola’, é fundamental. Queremos que nossas crianças se tornem verdadeiros multiplicadores desse conhecimento, valorizando o patrimônio local e entendendo o turismo como parte da identidade de nossa cidade e região”.


Deixe um comentário