Cultura
Oficinas de desenho artístico registram alta adesão de público das mais diversas idades

Projeto ‘Arte e Cor’ agita cena do desenho artístico em Sumaré

O Ponto de Cultura Instituto AVIVAR 3º Setor promove acesso gratuito a oficinas de artes visuais em Sumaré, por meio do projeto “Arte e Cor”, realizado graças ao apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, ação cultural iniciada em 2024 que oferece atividades culturais com ampla cobertura territorial na cidade.

“As Oficinas de desenho artístico fazem sucesso com o público das mais diversas idades, especialmente crianças, adolescentes e também a primeira infância, observamos que a diversidade de materiais empregados nas oficinas também gera encantamento e incentivo à participação nas atividades, pois a grande maioria dos participantes não possui outras formas de acesso a eles”, comentam Marcelo Nucci e Klaus Carvalho, coordenadores da ação junto à Instituição Cultural em Sumaré.

O acesso ao projeto e suas oficinas é totalmente gratuito. Além disso, os participantes recebem uniforme do projeto, lanche e todo material pedagógico necessário (canetas 3D, posca e hidrográficas, mesas de luz, lápis de cor, giz de cera, papéis de diversas gramaturas, composições e cores, cartolinas, cadernos e guias de desenho, etc). Ou seja, a iniciativa fornece todas ferramentas necessárias para o melhor desenvolvimento dos exercícios práticos propostos, que abordam amplamente os fundamentos do Desenho Artístico, tais como linha, forma, perspectiva, luz, sombra, cor, anatomia, composição, entre outras.

A ação cultural também contempla oficinas de graffiti, pintura e fotografia, que ocorrem semanalmente, em quatro núcleos de atendimento da Instituição Cultural Instituto AVIVAR 3º Setor, estabelecidos em periferias de Sumaré, nos turnos da manhã e tarde, para 8 turmas, atendendo um total de 200 pessoas em vulnerabilidade social na cidade.

O projeto “Arte e Cor” tem patrocínio de grandes empresas da região metropolitana como Rede Covabra Supermercados e Solven Químicos.


Deixe um comentário