Cultura
Projeto prioriza público com menor acesso à arte, cultura e literatura nas regiões mais vulneráveis

Avivar Histórias chega a Sumaré em segunda edição com incentivo à leitura

Projeto levará 25 contações de histórias gratuitas a espaços culturais de periferias da cidade e contemplará mil crianças em situação de vulnerabilidade social; projeto tem o apoio da Secretaria da Cultura e patrocínio da Coca-Cola FEMSA

Em dezembro, 1000 crianças em situação de vulnerabilidade social de Sumaré serão contempladas com o projeto Avivar Histórias Segunda Edição. A iniciativa, cuja proposta é capitaneada pela produtora cultural Erica Regina Michelin MEI, proponente do projeto no PROAC-ICMS, promoverá 25 contações de histórias com entrada franca em espaços culturais de atendimento ao público infantil e infantojuvenil, localizados em diversas periferias, cobrindo todo território municipal. 

Será contemplada ainda a distribuição gratuita de 1000 unidades de história em quadrinhos (HQ) para crianças e adolescentes, um dos principais projetos de incentivo à leitura da região.

A contação de história é baseada na HQ que será distribuída, Pindorama Modernista, cuja autoria é do escritor e dramaturgo paulista Leonardo Cássio, e que tem como sinopse o folclore brasileiro. O projeto é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e CULTSP, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA e parceria do Ponto de Cultura Instituto AVIVAR 3º Setor, que receberá as atividades em seus espaços culturais de atuação em Sumaré.

O sucesso da primeira edição gerou interesse pela continuidade do projeto, que foca no público com menor acesso à arte e cultura, especificamente à literatura e que estão nas regiões mais vulneráveis de Sumaré. “A escolha de uma história em quadrinhos, inclusive, é pensada justamente por ter alta adesão de crianças e por ser um produto literário com custo unitário geralmente mais alto que um livro comum, o que dificulta o consumo por parte da população”, explica a proponente do projeto Erica Regina Michelin, que também é assistente social com longo histórico de atuação junto à população em vulnerabilidade social no município.

Toda a programação do projeto pode ser conferida na AGENDA VIVA SP (agendavivasp.com.br), plataforma oficial do Governo do Estado de São Paulo que centraliza eventos culturais, agrícolas, econômicos, turísticos e esportivos de todo o Estado, bastando procurar pelo evento Avivar Histórias Segunda Edição.


Deixe um comentário