Cultura
Segunda edição do projeto repete sucesso do evento anterior em Sumaré

Avivar Histórias Segunda Edição promove incentivo à leitura em Sumaré com contação de história

A Avivar Histórias Segunda Edição, executado pela produtora cultural sumareense Erica Regina Michelin MEI, promoverá em Sumaré, até a terceira semana de dezembro, 25 atividades de contações de histórias e distribuirá ao final do projeto 1.000 unidades da HQ (História em Quadrinho) inédita Pindorama Modernista, de autoria do escritor paulista Leonardo Cássio. 

As atividades estão sendo realizadas com sucesso em diversas regiões vulneráveis de Sumaré, onde atua a parceria com o ponto de cultura AVIVAR 3º Setor, com ampla participação de crianças e adolescentes atendidos pela entidade nos seus diversos espaços no território municipal.

“Curupira, Caipora e Saci-Pererê estão perdendo as esperanças em conseguir frear o desmatamento e a poluição do meio ambiente. Saci-Pererê menciona que está lendo a obra “Macunaíma”. É quando Macunaíma, essa figura icônica, se personifica e aparece para os três tendo uma ideia ousada: viajar no tempo e pedir ajuda a ninguém menos do que Mário de Andrade. Será que a arte pode ajudar a salvar o meio ambiente?”. 

Essa é a sinopse da HQ Pindorama Modernista, que vem sendo distribuída gratuitamente durante as contações de história do projeto Avivar Histórias Segunda Edição, cujo enredo é baseado na história em quadrinhos.

“A continuidade do projeto comprova o sucesso e interesse por propostas que promovam de maneira eficiente o incentivo à leitura, principalmente com a doação de histórias em quadrinhos e com isso estamos alcançando ótimos números de público presente nas atividades”, comenta Erica Regina Michelin, produtora cultural proponente e responsável pelo projeto junto ao PROAC - ICMS.

A escolha de uma história em quadrinhos, inclusive, foi pensada justamente por ter alta adesão de crianças e por ser um produto literário com custo unitário geralmente mais alto que um livro comum, o que dificulta o consumo por parte da população de baixa renda, que é o público-alvo da ação cultural.

A HQ torna-se mais atrativa ainda por se referenciar ao grande escritor paulistano e a sua obra icônica Macunaíma, o que potencializa nas crianças e adolescentes o desejo de um aprofundamento sobre o cânone literário.

O projeto é realizado em Sumaré com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e CULTSP, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA e parceria da Instituição Cultural local Instituto AVIVAR 3º Setor.

Os resultados do Avivar Histórias Segunda Edição podem ser conferidos no site do projeto - avivarhistorias.com.br – e no perfil do Instagram @avivar.historias, ressaltando que toda a programação do projeto foi previamente disponibilizada na plataforma AGENDA VIVA SP (agendavivasp.com.br), que centraliza eventos culturais do Estado.


Deixe um comentário