Política
Novo eixo viário integra regiões do Santa Clara ao Novo Ângulo e passa por pontos estratégicos

Viaduto da Avenida Panaíno é uma das maiores obras de integração regional

Obra entregue pelo prefeito Zezé Gomes e vice Cafu Cesar aumenta extensão da avenida, conecta regiões estratégicas da cidade ao novo Superviário e reforça projeto de mobilidade que já soma mais de 60 km de ciclovias no município

Considerada uma das maiores obras de integração regional dos últimos anos em Hortolândia, a inauguração do viaduto da estrada de ferro da Avenida Panaíno amplia a mobilidade da cidade e fortalece o projeto desenvolvimentista liderado pelo prefeito Zezé Gomes (Republicanos).

Com a entrega, a Avenida Panaíno agora passou a ter quatro quilômetros de extensão e se conecta ao Superviário — complexo viário inaugurado em 2023 que soma mais de cinco quilômetros de novas avenidas e interliga a região da Vila Real ao Novo Ângulo.

 Esse novo eixo viário entregue integra as regiões do Santa Clara do Lago ao Novo Ângulo, passando por pontos estratégicos como o Hospital Municipal Mario Covas, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Corredor Metropolitano, o Paço Municipal e, futuramente, com o prolongamento da Avenida Panaíno, conectará ao Jardim Nova Europa.

“Nos últimos seis anos entregamos obras que transformaram a vida da população. A primeira grande conquista foi em 2019, com a Ponte da Esperança, a nossa Ponte Estaiada, ligando a região central ao Novo Ângulo. Em 2023 entregamos o Superviário, um marco na mobilidade urbana, e agora celebramos a integração da Panaíno. Todas essas obras têm por objetivo reduzir distâncias, aproximar regiões e garantir mais qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Além do viaduto, a obra contou com a duplicação de um trecho de aproximadamente 700 metros da Avenida Panaíno, a instalação de postes de iluminação pública em LED, construção de calçadas e implantação de ciclovias. A preocupação em integrar diferentes modais de transporte segue a linha de desenvolvimento sustentável adotada pela atual gestão.

“Todos os nossos viários são projetados com ciclovias. Hoje Hortolândia já conta com mais de 60 quilômetros em operação e nossa meta é atingir 100 quilômetros até 2028. Estamos construindo uma cidade mais humana, sustentável e inteligente, que olha para o futuro sem deixar ninguém para trás”, ressaltou Zezé.

Outro destaque é que todo o investimento foi realizado com recursos próprios da prefeitura, conforme lembrou o vice-prefeito Cafu César (PSB). “Essa é mais uma demonstração da responsabilidade com que temos administrado a cidade. Planejamento, eficiência na gestão pública e compromisso com a população têm permitido realizar grandes obras sem depender exclusivamente de repasses externos”, afirmou.

Prefeito Zezé Gomes e vice Cafu Cesar entregaram a obra no último sábado, dia 27 

O projeto de mobilidade da Avenida Panaíno ainda prevê a continuidade da via em obras já em andamento. O novo trecho partirá do Corredor Metropolitano até a Avenida Sabina Baptista de Camargo. Além disso, mais um trecho já está em construção, que ligará a rotatória da Sabina Baptista de Camargo, ao lado da empresa Tecnoperfil, e seguirá até o Jardim Nova Europa, onde fará ligação com a via existente próxima à empresa CAF.

Quando concluída, a avenida permitirá acesso facilitado ao viaduto do Jardim Nova Europa, inaugurado em junho deste ano, consolidando mais um eixo estratégico para o desenvolvimento regional.

“Em breve, você que está no Jardim Santa Clara e quiser acessar a Rodovia Anhanguera, imediações da Telha Norte, bastará seguir direto pela Avenida Panaíno. E você que está no Jardim Nova Europa e quiser ir ao Hospital Mario Covas, basta pegar a Avenida Panaíno. Em poucos minutos será possível cortar a cidade, reduzindo tempo e distâncias, melhorando a vida de todos”, explicou Zezé.

O viaduto da Panaíno é mais do que uma obra de engenharia: é um símbolo da transformação urbana que Hortolândia tem vivido na última década. “Junto com a Ponte da Esperança, o Superviário e o viaduto do Jardim Nova Europa, a cidade consolida um sistema viário robusto, capaz de integrar regiões antes isoladas, reduzir o tempo de deslocamento, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos escrevendo uma nova história para Hortolândia. Cada obra entregue é fruto do trabalho coletivo, da confiança da população e do compromisso do nosso governo em preparar a cidade para o futuro. O viaduto da Panaíno é mais um passo nessa jornada de progresso e integração”, finalizou Zezé Gomes.


Deixe um comentário