Política
Regularização poderá ser concluída no Registro de Imóveis, encerrando trâmite que se estende há anos

Vereadores de Americana aprovam em segunda discussão desafetação de área pública para regularização

Os vereadores de Americana aprovaram nesta terça-feira (28), em segunda discussão, projeto de lei, de autoria da Prefeitura Municipal, que trata da desafetação de uma área pública anteriormente adquirida pelo município por meio de desapropriação. A proposta recebeu 17 votos favoráveis e agora depende apenas da sanção do prefeito Chico Sardelli (PL) para entrar em vigor.

O imóvel foi declarado de utilidade pública em 1986, com o objetivo de implantar melhorias viárias e um centro cultural no local. Após o trânsito em julgado do processo judicial, a área passou a integrar o patrimônio do município em 2004. Porém, como o projeto previsto não foi executado, a prefeitura obteve autorização legislativa, em 2012, para alienar o imóvel à iniciativa privada, o que se concretizou mediante escritura de compra e venda.

Durante o procedimento de registro da escritura, o Cartório de Registro de Imóveis apontou a necessidade de desafetar o bem — ou seja, alterar sua classificação de bem público de uso especial para bem dominical — para que a transferência definitiva pudesse ser concluída. O PL votado atende exatamente a essa exigência, permitindo que seja feita a averbação correta na matrícula.

SEGURANÇA JURÍDICA

De acordo com a exposição de motivos enviada ao Legislativo, a aprovação da matéria garante segurança jurídica ao processo e cumpre os requisitos legais para que a propriedade seja regularizada.


Deixe um comentário