Política
Prefeito Leitinho já homenageou a Ucrânia na Câmara dos Deputados, em Brasília

Projeto de Leitinho autoriza parcerias entre Nova Odessa e cidade ucraniana

Prefeito quer formalizar vínculo de ‘cidades-irmãs’ entre Nova Odessa e Odesa e firmar acordos na cultura, turismo, educação economia e gestão urbana; ações simbólicas já marcaram a aproximação entre os municípios, com celebrações conjuntas

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), protocolou na Câmara Municipal, projeto de lei que declara formalmente o vínculo de “cidades-irmãs” entre Nova Odessa e Odesa, da Ucrânia. Segundo o prefeito, a globalização exige novas formas de cooperação internacional e a medida representa “o reconhecimento da existência de pontos de convergência entre os habitantes, incentivando o intercâmbio de experiências e fortalecendo os laços de amizade e solidariedade”.

O projeto autoriza a prefeitura a firmar acordos de parceria voltados a aspectos sociais, culturais, históricos, turísticos, econômicos e de gestão urbana. Leitinho destacou que a iniciativa “não acarretará ônus financeiros ao município, mas promoverá o fortalecimento institucional, cultural e humano”.

Antes mesmo da tramitação do projeto, a Prefeitura de Nova Odessa já realizou eventos alusivos à nova relação internacional. Em agosto, Nova Odessa celebrou a independência da Ucrânia (1991) com hasteamento da bandeira ucraniana em frente ao Paço Municipal. Autoridades, lideranças civis e diplomatas participaram, incluindo o primeiro-secretário da Embaixada da Ucrânia, Heorhii Erman.

Em setembro, a cidade comemorou os 231 anos de fundação de Odesa, em parceria com a Associação Carlos Botelho. Houve hasteamento conjunto das bandeiras do Brasil, Ucrânia, São Paulo, Nova Odessa e Odesa, além de apresentações musicais.

Essas ações foram tratadas pela administração como a consolidação de um laço histórico iniciado em 1905, quando Carlos Botelho, então secretário da Agricultura de São Paulo, nomeou a cidade inspirado pela ucraniana Odesa.

Histórico e perspectivas

Segundo a prefeitura, o acordo de cidades-irmãs foi oficializado em julho de 2025, em reunião entre Leitinho e o prefeito de Odesa, Gennadiy Trukhanov. O memorando de entendimento inclui eixos de cooperação, como turismo sustentável, preservação histórica, desenvolvimento econômico e intercâmbio educacional.

Leitinho tem defendido que o gesto “reafirma laços de fraternidade e união entre os povos”, além de projetar Nova Odessa no cenário internacional. O projeto agora depende da análise das comissões permanentes da Câmara e da votação em plenário para ser transformado em lei municipal.

Deixe um comentário