Política
Presidente do Consimares, Leitinho apresentou projetos como a usina para geração de energia

Leitinho debate soluções regionais de resíduos com Governo do Estado

Gestão regional de resíduos sólidos foi o tema central das discussões e durante encontro secretária estadual anunciou visitas técnicas aos municípios consorciados ao Consimares; objetivo é levantar dados para subsidiar políticas públicas

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Brocchi, participou na última sexta-feira (26) de uma reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. O encontro, realizado em São Paulo, reuniu representantes dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) e teve como pauta principal as ações conjuntas para a destinação correta dos resíduos sólidos regionais.

Durante a reunião, a secretária estadual anunciou que será realizada uma visita técnica aos municípios consorciados, com o objetivo de levantar dados detalhados sobre a atual situação da gestão de resíduos. A medida pretende subsidiar soluções regionais ou individuais mais eficazes para o tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos urbanos, contribuindo para a redução de impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida da população.

Na condição de presidente do Consimares, o prefeito Leitinho apresentou projetos em andamento no Consórcio, entre eles a possibilidade de implantação de uma usina que trata os rejeitos para geração de energia elétrica. “Estamos buscando alternativas modernas e sustentáveis para tratar os resíduos, que hoje são um dos maiores desafios dos municípios. A união dos prefeitos e secretários por meio do Consimares é fundamental para alcançarmos soluções conjuntas”, destacou.

Além de Nova Odessa, participaram da reunião representantes das cidades de Hortolândia, Sumaré, Elias Fausto, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Capivari. O grupo reforçou a importância da cooperação regional para avançar em políticas públicas de sustentabilidade e dar soluções práticas ao desafio do lixo urbano.

INTEGRA RESÍDUOS

O encontro também discutiu o Programa Integra Resíduos, que tem como finalidade modernizar a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios paulistas, a partir de soluções conjuntas e de alcance regional.

Sob coordenação do Governo do Estado, o programa estimula a criação de consórcios intermunicipais e parcerias públicas para garantir mais eficiência e redução de custos. A proposta busca ainda atrair novos investimentos, melhorar a utilização dos aterros sanitários, diminuir o descarte irregular, além de ampliar a reciclagem com inclusão social, reconhecendo e valorizando o trabalho de catadores e cooperativas.

Deixe um comentário