Política
Parlamentares cobram transparência e valor exato de débitos da prefeitura com transporte

Legislativo questiona dívida com transporte e contrato veterinário em Monte Mor

Vereadores pedem explicações da prefeitura sobre débitos com empresas de transporte público e escolar, além de informações da execução de contrato milionário para trabalhos veterinários

A Câmara de Monte Mor pede, via requerimentos, esclarecimentos à prefeitura sobre dívidas e contratos públicos. O primeiro, de autoria dos vereadores Alexandre Pinheiro (Republicanos) e Josuel da Conceição (PSD), acompanhado por mais oito parlamentares, solicita informações detalhadas sobre obrigações financeiras do município, incluindo dívidas com empresas de transporte coletivo e escolar. 

O segundo, apresentado por Bruno Leite (UNIÃO), busca esclarecer a execução de um contrato de serviços veterinários firmado com a empresa Sede & Dog Comércio e Serviços Ltda ME, no valor de R$ 1,9 milhão.

O requerimento 17/2025, referente ao transporte público, questiona “todas as dívidas da prefeitura com a empresa de transporte coletivo e transporte escolar desde 2015”, além de outras “dívidas ajuizadas existentes, independentemente da origem — fiscal, trabalhista, contratual ou previdenciária”. O documento também pede cópias de comprovantes e registros de atrasos nos pagamentos.

Assinam o pedido os vereadores Andrea Garcia (PSD), Bruno Leite (UNIÃO), Camilla Hellen (Republicanos), Clair Gomes (PSB), Edson Silva (PL), Milziane Menezes (MDB), Renato Olivatto (PSDB) e o presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP).

“Diante da relevância dos serviços de transporte público e escolar para a população, bem como da possibilidade de existência de dívidas, repasses financeiros, subsídios ou desequilíbrio econômico-financeiro nos contratos, torna-se imprescindível o acesso às informações”, afirmam os parlamentares.

O vereador Josuel da Conceição (PSD) cobra “mais clareza” em relação ao transporte. Ele afirmou que “estão muito obscuras as informações” e disse que, em conversa com o prefeito Murilo Rinaldo (PP), soube da existência de uma dívida superior a R$ 12 milhões, que vem desde 2014. O objetivo, agora, é que a prefeitura apresente relatórios e documentações que esclareçam o valor real das dívidas e os termos contratuais.

O segundo pedido de informação, via requerimento 19/2025, de autoria do vereador Bruno Leite (UNIÃO), questiona a execução de serviços de captura, transporte, guarda, alimentação e tratamento veterinário de animais de pequeno porte, contratados pela prefeitura. O contrato, firmado em 2024 e prorrogado em julho deste ano, tem valor total de R$ 1,9 milhão e duração de 12 meses.

O parlamentar quer saber se os serviços “estão sendo efetivamente realizados”, quantos animais “foram capturados e atendidos desde o início da vigência contratual”, e “a relação de locais onde os animais apreendidos estão sendo abrigados”. O texto também pede informações sobre reclamações de moradores e as providências tomadas pela administração.

“Nós emitimos ofício, não tivemos nenhuma resposta”, afirmou Bruno Leite, ao relatar a dificuldade de obter retorno do Executivo. Segundo ele, “há muitas dúvidas, pois muitos serviços previstos não estão acessíveis à população interessada”. Os pedidos de informações foram aprovados e a prefeitura tem prazo legal para responder.


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