Legislativo questiona dívida com transporte e contrato veterinário em Monte Mor
Vereadores pedem explicações da prefeitura sobre débitos com
empresas de transporte público e escolar, além de informações da execução de
contrato milionário para trabalhos veterinários
A Câmara de Monte Mor pede, via requerimentos, esclarecimentos à prefeitura sobre dívidas e contratos públicos. O primeiro, de autoria dos vereadores Alexandre Pinheiro (Republicanos) e Josuel da Conceição (PSD), acompanhado por mais oito parlamentares, solicita informações detalhadas sobre obrigações financeiras do município, incluindo dívidas com empresas de transporte coletivo e escolar.
O segundo, apresentado por Bruno Leite (UNIÃO),
busca esclarecer a execução de um contrato de serviços veterinários firmado com
a empresa Sede & Dog Comércio e Serviços Ltda ME, no valor de R$ 1,9
milhão.
O requerimento 17/2025, referente ao transporte público,
questiona “todas as dívidas da prefeitura com a empresa de transporte coletivo
e transporte escolar desde 2015”, além de outras “dívidas ajuizadas existentes,
independentemente da origem — fiscal, trabalhista, contratual ou
previdenciária”. O documento também pede cópias de comprovantes e registros de
atrasos nos pagamentos.
Assinam o pedido os vereadores Andrea Garcia (PSD), Bruno
Leite (UNIÃO), Camilla Hellen (Republicanos), Clair Gomes (PSB), Edson Silva
(PL), Milziane Menezes (MDB), Renato Olivatto (PSDB) e o presidente da Câmara,
Beto Carvalho (PP).
“Diante da relevância dos serviços de transporte público e
escolar para a população, bem como da possibilidade de existência de dívidas,
repasses financeiros, subsídios ou desequilíbrio econômico-financeiro nos
contratos, torna-se imprescindível o acesso às informações”, afirmam os
parlamentares.
O vereador Josuel da Conceição (PSD) cobra “mais clareza” em
relação ao transporte. Ele afirmou que “estão muito obscuras as informações” e
disse que, em conversa com o prefeito Murilo Rinaldo (PP), soube da existência
de uma dívida superior a R$ 12 milhões, que vem desde 2014. O objetivo, agora,
é que a prefeitura apresente relatórios e documentações que esclareçam o valor
real das dívidas e os termos contratuais.
O segundo pedido de informação, via requerimento 19/2025, de
autoria do vereador Bruno Leite (UNIÃO), questiona a execução de serviços de
captura, transporte, guarda, alimentação e tratamento veterinário de animais de
pequeno porte, contratados pela prefeitura. O contrato, firmado em 2024 e
prorrogado em julho deste ano, tem valor total de R$ 1,9 milhão e duração de 12
meses.
O parlamentar quer saber se os serviços “estão sendo
efetivamente realizados”, quantos animais “foram capturados e atendidos desde o
início da vigência contratual”, e “a relação de locais onde os animais
apreendidos estão sendo abrigados”. O texto também pede informações sobre
reclamações de moradores e as providências tomadas pela administração.
“Nós emitimos ofício, não tivemos nenhuma resposta”, afirmou
Bruno Leite, ao relatar a dificuldade de obter retorno do Executivo. Segundo
ele, “há muitas dúvidas, pois muitos serviços previstos não estão acessíveis à
população interessada”. Os pedidos de informações foram aprovados e a
prefeitura tem prazo legal para responder.
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