Política
Primeira-dama e secretária de Inclusão, Maria dos Anjos, sonha em conquistar sede própria

Fundo Social de Hortolândia inaugura Unidade II e anuncia novos projetos

Evento aconteceu nesta sexta-feira (12) e reuniu centenas de pessoas, além de autoridades do Executivo e Legislativo; novo espaço abrigará projetos ‘Jardim Terapêutico’ e ‘Balcão de Armação’, que atenderão famílias em vulnerabilidade  

Com um evento festivo, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia inaugurou, na manhã desta sexta-feira (12), sua Unidade II de atendimento ao público, onde funcionarão, em breve, dois novos projetos: o “Jardim Terapêutico”, que incluirá tanto o plantio de um canteiro de ervas medicinais quanto uma formação sobre como usá-las corretamente; e o “Balcão de Armação”, para arrecadação e doação de armações de óculos de grau em bom estado. O novo espaço fica na Rua Alda Lourenço, 353, no Remanso Campineiro, a cerca de 350 metros da Unidade I, localizada na Rua José Athanazio Bueno, 260, no Jd. Santana.

O evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas algumas atendidas pelo Programa “Farmácia Solidária”, além de autoridades do Executivo e Legislativo Municipal. Ao lado do prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), dois convidados: a deputada estadual Ana Perugini (PT) e o vereador de Mogi Guaçu, Natalino Tony da Silva, autor do programa que inspirou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos Assis Barros, a implantar algo semelhante na cidade.

Evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas algumas atendidas pelo Programa “Farmácia Solidária”

Maria dos Anjos reafirmou o sonho de conquistar uma sede própria para o órgão. “Sei que nada acontece da noite para o dia. Enquanto isso, temos que ter alternativas e esta é uma delas. Aqui vamos ampliar nossos projetos. Um deles é o das armações dos óculos. Estamos buscando parcerias com os comércios locais para que aquele que ganhar a armação também possa ter desconto na hora de fazer as lentes. Outro é o do nosso futuro ‘Jardim Terapêutico’, ligado à Farmácia Solidária”, afirmou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Zezé Gomes também aproveitou a ocasião para anunciar novidades para Hortolândia – a entrega de cerca de 550 títulos fundiários a moradores da Região do Jd. Boa Esperança. “Tudo isso é trabalho que vem de lá de trás e agora vemos os resultados. Estamos muito felizes também de, hoje, entregar mais este Fundo Social de Solidariedade, com a Farmácia Solidária”, afirmou Zezé Gomes.

NOVA SEDE

O novo espaço que abriga o Programa “Farmácia Solidária”, de arrecadação e entrega de medicamentos mediante prescrição médica, é mais amplo que o anterior e tem salas de triagem e de dispensação de medicamentos, o que permite mais conforto e melhor capacidade de atendimento à população beneficiada.

A “Farmácia Solidária” surgiu em 2023, em Hortolândia, com a proposta de beneficiar principalmente pessoas em vulnerabilidade. O foco é disponibilizar medicamentos não encontrados no SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, a “Farmácia Solidária” realiza, em média, de 450 a 500 dispensações de medicamentos por mês.

IDOSO BENEFICIADO

Um dos atendidos é o aposentado Valter Bueno Jonas, de 66 anos, morador do Residencial São Sebastião, que acompanhou o evento. Há cerca de três meses, ele retira na Farmácia um medicamento de uso contínuo para o coração, a Rivaroxabana, também usado pelo cunhado de 80 anos, que mora com a família.

“É muito bom este Programa para quem ganha pouco. Já fiz angioplastia e tomo bastante comprimido. Ajuda muito a gente. Tudo o que vem para ajudar a gente, é bom”, afirma o munícipe.

Outra novidade é que a Unidade II também conta com espaços para realização de cursos profissionalizantes, que auxiliam os aprendizes na reinserção no mercado de trabalho e na geração de renda. Até então, os cursos aconteciam em locais cedidos pelo poder público ou por entidades parceiras. Há uma sala de aula, uma de corte e costura e um laboratório de informática, além de uma área interna, descoberta, reservada para o “Jardim Terapêutico”.

Nas duas unidades, o horário de funcionamento é o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário