Polícia
Operação apura supostas práticas ilegais e fraudes em licitações públicas

PF cumpre mandado em investigação de contrato da gestão do ex-prefeito Luiz Dalben, em Sumaré

Busca e apreensão foram deflagradas na sede da Prefeitura de Sumaré com foco em documentos e registros ligados a processos licitatórios e contratos da empresa Life Tecnologia Educacional Ltda, firmados no ano de 2020

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (12), um mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Sumaré. A ação foi determinada pela 1ª Vara Federal de Campinas e faz parte da investigação do Ministério Público Federal sobre contratos firmados em 2020, durante a gestão do ex-prefeito Luiz Dalben (PSD).

De acordo com o mandado, a operação teve como foco documentos e registros ligados a processos licitatórios e contratos da empresa Life Tecnologia Educacional Ltda, firmados no período em que Dalben administrava o município. A decisão judicial autorizou a coleta de documentos, computadores, mídias eletrônicas e outros materiais que possam auxiliar nas apurações sobre possíveis irregularidades em contratos públicos.

COLABORAÇÃO

A atual administração municipal informou que tem colaborado integralmente com as autoridades, fornecendo todos os documentos e informações solicitadas, e reforçou que os fatos investigados referem-se exclusivamente à gestão anterior, não envolvendo contratos ou ações do governo atual.

Policiais federais deflagraram a Operação Coffee Break, com o objetivo de apurar supostas práticas ilegais envolvendo fraudes em licitações públicas. A investigação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Militar. Segundo a Polícia Federal informou, os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.

PELA IMPRENSA

O ex-prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, disse que tomou ciência das ações que foram conduzidas pelas autoridades na Prefeitura Municipal de Sumaré pela imprensa. Salientou que não recebeu qualquer notificação, nada constando contra sua pessoa. Reforçou ainda que, durante sua gestão, o trabalho sempre foi orientado e pautado pelos princípios da legalidade e moralidade.

O ex-prefeito se colocou à disposição para colaborar com as autoridades e disse que “segue confiando na Justiça”.

 

Deixe um comentário