Polícia
Operação contou com participação de policiais civis, técnicos da CPFL, guardas municipais e peritos

Operação contra furto de energia prende 15 pessoas em Sumaré

Uma operação conjunta das forças de segurança e da concessionária de energia CPFL resultou na prisão em flagrante de 15 pessoas por furto de energia elétrica em Sumaré. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) e teve como alvo dois condomínios populares localizados na região de Nova Veneza: os Residenciais Águas de Lindóia e Águas de Santa Bárbara.

De acordo com o delegado Bruno Ramaldes Puppim, titular do 3º Distrito Policial, a operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima que apontava a existência de dezenas de ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”.

Segundo o delegado, a informação indicava ao menos 55 irregularidades na rede elétrica dos condomínios, o que motivou o acionamento da CPFL Energia e o planejamento da ação integrada. “Estamos desde às 6h30 da manhã nesta operação. Houve contato com a CPFL, que mobilizou várias equipes, além do apoio da Guarda Municipal”, afirmou Puppim durante o andamento dos trabalhos.

Até o fim da manhã, 15 residências tiveram o furto de energia confirmado por técnicos da concessionária, resultando na prisão em flagrante dos responsáveis encontrados nos locais. Ao todo, cerca de 34 profissionais participaram da operação, incluindo 12 policiais civis, 12 técnicos da CPFL, 10 guardas civis municipais e peritos da Polícia Científica.

Nos imóveis indicados pela denúncia, a equipe técnica identificou adulterações e irregularidades nos medidores de energia elétrica das unidades habitacionais. Após a constatação técnica, policiais civis e guardas municipais realizaram a identificação e abordagem dos consumidores responsáveis pelas ligações clandestinas. 

Residenciais Águas de Lindóia e Águas de Santa Bárbara foram alvos da operação

Alguns suspeitos foram localizados dentro dos próprios apartamentos, enquanto outros foram encontrados em seus locais de trabalho, indicados por testemunhas. Todos os detidos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial, onde passaram por qualificação e registro da ocorrência.

Conforme o delegado, os suspeitos sem antecedentes criminais tiveram direito à liberdade provisória mediante pagamento de fiança, enquanto outros foram levados à Cadeia Pública de Sumaré. As ligações clandestinas foram preservadas para perícia da Polícia Científica, que realizou análise técnica em cada ponto irregular identificado.

Segundo Bruno Puppim, o furto de energia era uma prática disseminada nos condomínios, sem um perfil específico entre os envolvidos, e os casos foram formalmente denunciados à Justiça. O crime prevê pena de até quatro anos de reclusão.

O secretário municipal de Segurança, Jeverson Soares, elogiou a integração entre as instituições e destacou que a Polícia Municipal atua não apenas na prevenção, mas também no apoio a outras forças para garantir melhores resultados.

 

Deixe um comentário