Geral
Informações obtidas são importantes para que as equipes ajam de forma preventiva e com mais agilidade

BRK monitora abastecimento de água em tempo real e 24h por dia em Sumaré

 Garantir a excelência e eficiência operacional é uma das metas da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, que conta com duas Centrais de Operações para monitorar 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real, todo o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água da cidade.

Com uma equipe técnica qualificada e tecnologia avançada, as centrais, uma localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) I, e outra na ETA II, acompanham os reservatórios, estações de bombeamentos de água, estações de tratamento, além de verificar dados operacionais como vazão e nível dos mananciais e reservatórios de água, pressão nas redes de distribuição de água, entre outros parâmetros.

No total, são 23 instalações (unidades operacionais) de água e mais 847,2 quilômetros de redes de água monitorados de forma remota, o que permite que as equipes atuem com mais agilidade, foco e antecipem potenciais problemas.

“Conseguimos ter uma visão ampla de todo o sistema e adotar medidas rápidas em caso de necessidade. Por exemplo, se o nível de um reservatório está alto, podemos direcionar uma equipe para fechar um registro e evitar que haja extravasamento e perda de água. Conseguimos otimizar o tempo e os serviços realizados pelas equipes de campo”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

“Montamos uma infraestrutura de telas disponíveis para visualização e acompanhamento em tempo real das unidades operacionais. É uma grande contribuição à população, além de garantir maior segurança e eficiência operacional a todo o sistema”, complementa a gerente.


Deixe um comentário