Geral
Trabalho faz parte do programa DAE em Ação pela Água, lançado neste mês pelo município

Americana começa Operação Perda Mínima e faz força-tarefa nos bairros

Departamento de Água e Esgoto busca sanar problemas em localidades com mais vazamentos e três novas equipes reforçam reparo emergencial no Parque das Nações e Morada do Sol para reduzir perdas de água e agilizar consertos

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou nesta semana uma força-tarefa com a atuação de três novas equipes de reforço dedicadas ao reparo de vazamentos aparentes. O trabalho faz parte da Operação Perda Mínima, dentro do programa DAE em Ação pela Água, lançado neste mês pela autarquia.

As ações estão concentradas inicialmente nos bairros Parque das Nações e Morada do Sol, bairros que apresentaram maior volume de ocorrências registradas nos últimos dias. Na sequência, outros bairros atendidos pelo Centro de Reservação 8, localizado no bairro São Roque, também serão contemplados pela força-tarefa, que consiste na atuação concentrada dessas equipes no reparo de vazamentos em uma mesma área, finalizando todo o trabalho em determinado ponto antes de avançar para o próximo. Uma quarta equipe também estará nestes bairros executando reparos de vazamentos em passeios.

O objetivo é intensificar o combate às perdas de água e garantir mais agilidade na execução dos reparos, contribuindo para a eficiência do sistema de abastecimento e a redução do desperdício. Além dos reparos dos vazamentos já registrados no DAE, a autarquia contará com uma equipe dedicada à busca ativa de vazamentos na mesma região. Qualquer ponto identificado, mesmo sem registro prévio, também será reparado pelas equipes dentro da força-tarefa.

O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, acompanhou o início dos trabalhos e destacou a importância da intensificação. “Estamos ampliando o número de equipes e direcionando o trabalho para áreas específicas, onde há maior concentração de vazamentos. Além de atuar nos reparos já registrados, teremos também uma equipe de busca ativa para identificar novos pontos de vazamento e solucioná-los imediatamente dentro dessa força-tarefa. Essas ações fazem parte do plano solicitado pelo prefeito Chico Sardelli, apresentado no início deste mês, e que já está sendo colocado em prática pela autarquia. Essa atuação concentrada é essencial para reduzir as perdas e melhorar o abastecimento em toda a cidade”, afirmou.

ANÚNCIOS

O DAE anunciou no dia 6 um plano imediato de ações para água e esgoto de R$ 30 milhões e lançou o programa que enfrenta a crise hídrica no município. O pacote de investimentos será executado ao longo de 2025 e 2026, com foco em ampliar a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA), reduzir perdas na distribuição e qualificar a infraestrutura do tratamento de esgoto.

O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, informou que entre as primeiras medidas está a construção de uma ETA modular, o que permitirá ampliar a capacidade produtiva em curto prazo. Segundo ele, a estiagem recente intensificou problemas de qualidade da água captada no Rio Piracicaba, exigindo reforço tecnológico e planejamento contínuo.

Os resultados esperados pelo DAE com as ações imediatas são o aumento da produção de água tratada; redução significativa das perdas por segundo de operação; e distribuição mais homogênea entre setores da cidade. O investimento direto em ações relacionadas à água é de R$ 24 milhões.

ESGOTO

No tratamento de esgoto, o plano contempla a finalização do coletor da ETE Carioba, desafogando o sistema do Cariobinha; modernização da elevatória final da ETE Balsa, com substituição de equipamentos corrosivos localizados a nove metros de profundidade; reforma e ampliação dos laboratórios das ETEs, qualificando análises e monitoramento; e substituição de bombas em elevatórias do município.

Com isso, espera-se reduzir extravasamentos, melhorar a carga enviada às estações e acelerar diagnósticos laboratoriais.

Deixe um comentário