Educação
Aron e a diretora da Escola Estadual Professora Elysabeth de Mello Rodrigues, Aparecida Beloto

Estudante de Sumaré tem redação selecionada para o Projeto Jovem Senador

Morador do Altos de Sumaré, Aron Isaac Mapelli de Oliveira, de 17 anos, avança no Projeto Jovem Senador e preside Parlamento Jovem da cidade

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Aos 17 anos, o jovem Aron Isaac Mapelli de Oliveira, estudante do ensino médio da Escola Estadual Professora Elysabeth de Mello Rodrigues, localizada no bairro Cecap, e morador do Altos de Sumaré, teve sua redação selecionada para o Projeto Jovem Senador. A iniciativa, que envolve escolas municipais, estaduais e particulares, tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela política e abordar o tema da saúde mental nas escolas públicas. Além da redação, Aron tem sido descoberto como “joia” na juventude política de Sumaré.

O Projeto Jovem Senador permite que estudantes de todo o país enviem redações sobre o tema proposto e cada estado irá selecionar um jovem para conhecer de perto os trabalhos do Senado Federal, em Brasília. Essa oportunidade se assemelha ao programa Parlamento Jovem de Sumaré, do qual Aron é presidente.

A redação de Aron foi selecionada na primeira fase, no âmbito da Diretoria de Ensino de Sumaré, que engloba os municípios de Sumaré, Paulínia e Hortolândia. O Projeto Jovem Senador ainda está em andamento, mas a redação do sumareense já é destaque regional. “Essa conquista não apenas representa uma vitória para o município, mas também serve como um incentivo para os jovens das escolas públicas de Sumaré, mostrando que a política é para todos, independentemente de classe social”, afirmou.

O programa Jovem Senador, que seleciona estudantes de escolas públicas de todo o país para visitar Brasília e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional, começou com o concurso de redação. Os autores dos 27 melhores textos, um de cada estado e do Distrito Federal, vão passar uma semana no Senado Federal. Os ganhadores exercerão o mandato de jovem senador, representando o estado onde moram, e vão simular a atuação dos senadores da República, como sugerir projetos, que podem ser aprovados e publicados no Diário Oficial do Senado Federal. O programa é voltado a alunos do ensino médio.

“Esse projeto federal é muito importante, pois revela a qualidade do ensino nas escolas públicas do país, uma vez que também concorrem escolas privadas, sinalizando aos jovens a possibilidade de participação na vida pública, seja na condição de eleitor, seja na condição de parlamentar, independente de sua condição social”, avaliou Aron.

PARLAMENTO JOVEM

A respeito do Parlamento Jovem de Sumaré, Aron destaca sua relação com o vereador Silvio Coltro (PL), que atua como seu “padrinho” no projeto. “Através dessa parceria, tenho a oportunidade de aprender sobre o funcionamento da Câmara Municipal, projetos de lei e participo de reuniões no gabinete do vereador pelo menos uma vez por semana”, explicou. “Essa experiência contribui para a formação de uma nova geração de cidadãos engajados e conscientes de seus direitos e deveres”, afirmou.

Deixe um comentário