E.E. Professora Elysabeth de Mello Rodrigues destaca trabalho coletivo para bom desempenho em Sumaré
A Escola Estadual Professora Elysabeth de Mello Rodrigues,
conhecida como a “Escola Azul”, se destacou pelo bom desempenho no Saresp
(Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A diretora
Aparecida Antônia Bertazi Beloto, mais conhecida pelos alunos como professora
Cidinha, credita os resultados à união da comunidade escolar e ao compromisso
coletivo com a educação pública de qualidade.
“Estou nesta escola há 22 anos, e esse tempo permitiu criar
vínculos sólidos com os alunos, professores, funcionários e com a comunidade
local”, afirmou a diretora. Para ela, a continuidade da gestão é um fator essencial
para o desenvolvimento de um trabalho consistente, pautado em metas claras e
estratégias compartilhadas. “Cada membro da equipe tem consciência das metas e
é responsável por uma parte delas. O trabalho coletivo é o que nos faz crescer
juntos”, destacou.
Cidinha também ressaltou o papel das parcerias externas, que
fortalecem o ambiente escolar e contribuem para a formação integral dos
estudantes. “Temos parcerias com a rede protetiva, instituições e o comércio
local. A educação é feita em colaboração com a sociedadel”, disse.
Outro ponto citado pela diretora é o protagonismo juvenil,
estimulado por meio de projetos que envolvem os alunos em atividades culturais,
esportivas e sociais. “Temos a fanfarra, o grêmio estudantil, campeonatos...
São espaços onde o jovem aprende a conviver e a se reconhecer como parte da
escola”, explicou.
Apesar dos desafios enfrentados anualmente, Cidinha reforça
a importância de manter a esperança e o compromisso com a formação cidadã.
“Temos que ter fé e acreditar que é possível. Os desafios influenciam nossa
realidade, mas seguimos unidos rumo a uma educação de qualidade e
transformadora”, concluiu.
A trajetória da Escola Estadual Professora Elysabeth de
Mello Rodrigues é um exemplo de como o envolvimento coletivo, a continuidade de
gestão e o fortalecimento dos laços comunitários podem transformar o ambiente
escolar e gerar resultados positivos, tanto no desempenho acadêmico quanto na
formação humana dos estudantes.

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