Cultura
Evento acontece neste final de semana, reúne 30 artistas urbanos e tem programação musical

Festival de Arte transforma muros de Sumaré em galeria a céu aberto

Sumaré sedia neste final de semana (dias 27 e 28) o Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade”, que propõe a transformação de paredes em grandes murais de arte a céu aberto. Ao todo 30 artistas urbanos, previamente selecionados por uma curadoria, serão os responsáveis por realizar essa mudança. Além da intervenção artística, o Festival contempla apresentações musicais e gastronomia. A entrada é gratuita.

A Estrada Américo Ribeiro dos Santos foi escolhida para receber os murais urbanos. O projeto só se tornou possível graças ao patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. “Há anos sonhávamos em transformar essa estrada em um espaço de arte e cultura, porque ela representa muito para a PPG e para a comunidade do entorno. É por aqui que passam diariamente nossos colaboradores, vizinhos e tantas pessoas que fazem parte da rotina da cidade. Conseguir viabilizar esse projeto é motivo de muito orgulho. Mais do que colorir muros, queremos valorizar a história local, aproximar a comunidade e deixar um legado positivo para Sumaré”, destaca Raquel Klemz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG.

A intervenção artística a céu aberto deve alcançar, ao longo do tempo, cerca de 30 mil pessoas, que circulam diariamente pela região. Para viabilizar a iniciativa, os moradores foram consultados previamente e, de acordo com a gestora da Renovarte – responsável pela produção cultural do projeto – Patrícia Santos, a comunidade local foi muito receptiva. “Todos estavam ansiosos pelas mudanças, e foram muito colaborativos nas fases de infraestrutura do projeto”, comenta.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 

Enquanto acompanha a intervenção artística, ao longo dos dois dias, o público poderá conferir apresentações de DJ Binho, DJ Peixoto, DJ Spagnol, Grupo M.O.S. (Mantendo a Origem Sempre), Slam Voz e Arte e Miguel Passará.

Para quem quiser levar toda família, tem a opção de saborear as delícias do Mister JFood Truck e da Pastelaria Mozão, que estarão no espaço durante todo evento.

MAIS DE 400 INSCRITOS 

A curadoria, que ficou sob a responsabilidade dos artistas visuais Gilmar Del Barco Júnior (Dingos) e Leandro Ferreira dos Santos (Kranium), avaliou, nos mais de 400 inscritos, qualidade artística e técnica, experiência comprovada, diversidade de estilo e distribuição geográfica, por isso, foram selecionados 30 artistas, sendo 10 do interior de São Paulo, 10 da capital paulista e grande São Paulo e 10 artistas de outros estados. Não há tema obrigatório e cada um está criando de acordo com seu estilo artístico.

COLORFUL COMMUNITIES 

Como parte da programação do Festival, a PPG realizará uma edição especial do Colorful Communities®, programa global da empresa voltado à proteção e embelezamento de comunidades onde a companhia atua. Diferente das ações tradicionais, nesta edição o programa dará início ao Festival com a preparação dos muros que receberão a pintura dos artistas.

Desde 2015, a iniciativa revitalizou quase 600 espaços em 50 países, impactando mais de 8,2 milhões de pessoas, combinando doação de produtos e voluntariado de colaboradores. Além da curadoria para seleção dos 30 artistas que farão a pintura, o protejo contemplou uma oficina de grafite, com participação de 40 alunos indicados pela Sociedade Beneficente São Judas Tadeu e que terão um espaço no Festival para aplicar sua arte.

PREMIAÇÃO

Os 30 artistas selecionados foram anunciados na segunda quinzena de agosto e receberão cachês de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 150 mil em incentivos para valorizar a arte urbana.

ACESSIBILIDADE

Para garantir a participação de todos, o Festival terá recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, intérprete em tempo real, abafadores de som para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e intérprete de Libras. “Nosso compromisso é promover um evento inclusivo, onde todos possam vivenciar a experiência plenamente”, completa Patrícia.

“As Cores e a Cidade” é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, tem produção da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, em parceria com a empresa Núcleo Cultural e apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré e patrocínio da PPG, empresa fornecedora global de tintas, revestimentos e materiais para clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição em mais de 70 países há mais de 140 anos.


Deixe um comentário