Saúde
Além da faixa etária de seis meses a 4 anos, crianças de cinco a 11 completos devem ser vacinadas

Vacina contra Covid-19 é incluída no calendário nacional de imunização

Imunizante poderá ser exigido para matrícula escolar e até recebimento do Bolsa Família, concedido pelo governo federal; Hortolândia segue determinação do Ministério da Saúde

Da Redação | Tribuna Liberal

O ano começou com novidade para a saúde das crianças. A Prefeitura de Hortolândia orientou nesta segunda-feira (8) que a vacina contra a Covid-19 passa a ser incluída no calendário nacional de imunização para crianças da faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. 

O município segue a determinação do Ministério da Saúde. Em Hortolândia, a imunização desse público é feita com a vacina Pfizer Baby. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda II e Dom Bruno Gamberini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde reforça que, ao ser incluída no calendário nacional de imunização, a vacina contra a Covid passa a ser exigida em atestado de imunização para motivos escolares e para o recebimento do benefício Bolsa Família, concedido pelo governo federal.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a imunização com a Pfizer Baby é feita com três doses. A primeira é aplicada na criança com seis meses de idade. O intervalo da primeira para a segunda dose é de quatro semanas. Para receber a terceira dose, a criança deve cumprir intervalo de oito semanas em relação à segunda dose. De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, cujos dados foram atualizados até o domingo (07), a cobertura vacinal contra Covid de crianças de seis meses a quatro anos em Hortolândia era de 5,74%.

5 A 11 ANOS

Por decisão municipal, a Secretaria de Saúde decidiu também incluir no calendário de imunização a vacina contra Covid para crianças de cinco a 11 anos completos (11 anos, onze meses e 29 dias).

 A imunização desse público é feita com a vacina Pfizer Pediátrica, também aplicada em três doses. A coordenadora Ana Paula Fernandes salienta que o intervalo da primeira para a segunda dose é de oito semanas. Para receber a terceira dose (dose de reforço) a criança deve cumprir intervalo de quatro meses em relação à segunda dose.

De acordo com dados do Vacinômetro do governo estadual, também atualizados até este domingo (07), a cobertura vacinal contra Covid de crianças de 5 a 11 anos em Hortolândia era de 76,36%. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos também é realizada nas UBSs Amanda II e Dom Bruno Gamberini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Ainda de acordo com a coordenadora Ana Paula Fernandes, o município já solicitou ao governo do Estado o envio de mais doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica. Caso o município receba as doses adicionais, a Secretaria de Saúde planeja ampliar a vacinação diária em mais UBSs.

Deixe um comentário