Saúde

Vacinação contra Influenza e Sarampo são prorrogadas até 24 de junho

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e acatada pelos municípios da região

Sumaré e Nova Odessa foram duas cidades da região que anunciaram nesta sexta-feira (3) que as campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo foram prorrogadas até 24 de junho, para os grupos prioritários. Desta forma, os municípios seguiram orientação do Ministério da Saúde. Em Sumaré, a vacinação ocorre das 9h às 15h, em todas as UBSs (Unidades de Saúde) do município.

Podem se vacinar contra a Influenza, os trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e puérperas, crianças de seis meses a cinco anos, pacientes portadores de deficiência permanente e portadores de comorbidade, professores da rede pública e privada, força de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte público, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Já a imunização contra o Sarampo é oferecida aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos.

Para receber o imunizante, deve ser apresentada a carteira de vacinação. Os pacientes com comorbidades também devem portar receita ou laudo médico; motoristas e caminhoneiros precisam estar munidos de um comprovante, seja CNH, carteira de trabalho ou holerite.

“Não conseguimos atingir a meta de vacinação em alguns grupos, por isso, prorrogamos a vacinação. É importante que os grupos inseridos na campanha procurem a unidade de saúde de sua região e se protejam”, enfatizou secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

NOVA ODESSA

As vacinas podem continuar sendo procuradas pelos públicos-alvo prioritários de cada imunização nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede municipal de Nova Odessa, distribuídas em todas as regiões da cidade, sempre nos dias úteis, das 8h às 15h.

Até o momento, Nova Odessa já aplicou 8.836 pessoas doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe comum – incluindo 5.155 idosos e 1.070 crianças até 4 anos. De acordo com a equipe de Saúde, as doses recebidas pelo município são exclusivas para os grupos prioritários e não é necessário fazer cadastramento para receber a vacina, bastando se dirigir diretamente à UBS mais próxima de casa.

“Seguimos as orientações do Ministério da Saúde, conforme o ofício circular que recebemos hoje (sexta), e assim as campanhas seguem até o dia 24 na cidade. Continuam os mesmos grupos a serem vacinados, porque a cobertura está muito baixa”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

Para tomar a vacina, não é necessário manter intervalo com outra vacina (nem mesmo a da Covid-19), ou seja, as pessoas dessa faixa etária podem tomar a dose de reforço junto ao imunizante gripal.

“Quem ainda não tomou a vacina da gripe, do sarampo ou da Covid deve comparecer a uma das nossas Unidades Básicas de Saúde, porque é muito importante essa prevenção”, acrescentou o prefeito Cláudio José Schooder, Leitinho.

A vacina contra a gripe comum é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe comum. O imunizante minimiza a “carga” dos vírus da doença no organismo, reduzindo os sintomas e diminuindo os riscos e a transmissão.

A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina contra o vírus Influenza.

A meta mínima do Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos. “(Mas) é importante alcançar 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da Saúde contra o sarampo, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença”, acrescenta o Ministério.

3ª dose da vacina para adolescentes contra Covid-19 já está disponível

A vacinação contra a Covid-19 segue sendo oferecida em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde). Desde a última segunda-feira (30), passou a ser oferecida a 3ª dose da vacina de Covid-19 para adolescentes, com mais de 12 anos.

Já na quarta-feira (1) teve início a aplicação da 4ª dose em pessoas com mais de 50 anos e a 5ª dose para idosos com mais de 60 anos imunossuprimidos, conforme cronograma estadual. A vacinação é feita das 9h às 15h de segunda a sexta-feira.

Além disso, permanecem disponíveis as vacinas para crianças acima de cinco anos que ainda não tomaram a 1ª e 2ª dose, assim como 4ª dose para o público acima de 60. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão oferecendo o imunizante, das 9h às 15h.

Vale lembrar que a cidade já aplicou 615.573 doses de imunizantes contra a Covid-19 desde o início da campanha de combate ao coronavírus, em janeiro do ano passado. De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, 243.571 pessoas foram imunizadas com a 1ª dose da vacina, enquanto 227.024 receberam a 2ª, 122.756 a 3ª, outras 14.007 a 4ª aplicação e 8.215 a dose única.

No caso da vacinação de adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, 21.172 receberam as duas doses da vacina, o que representa 70% do público-alvo.

De acordo com a Vigilância, 57% das crianças com idades entre 5 e 11 anos receberam a 1ª dose (14.748), enquanto 40% já tomaram a 2ª dose (10.257). O município possui 26 mil crianças que podem ser imunizadas. Vale lembrar que Sumaré foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a iniciar a vacinação desse público. 

Deixe um comentário