Saúde
Médicos chegaram a Sumaré para fortalecer atendimento nas unidades de saúde

Sumaré e Hortolândia estão entre os principais destinos do ‘Mais Médicos’

Governo federal multiplicou por quatro número de profissionais que atuam na saúde de ambos os municípios

Paulo Medina | Tribuna Liberal

As cidades de Sumaré e Hortolândia estão entre as que mais receberam médicos do governo federal pelo programa “Mais Médicos”. Os municípios multiplicaram por quatro a quantidade de médicos nas unidades de saúde. Hortolândia saltou de seis profissionais para 29, ao passo que Sumaré saltou dos mesmos seis para 24 contratados, segundo o Ministério da Saúde.

Em dezembro, Hortolândia fechou o ano com um reforço na saúde. Mais três novos médicos generalistas começaram a atuar na rede pública do município, neste mês. Os novos profissionais foram selecionados por meio do programa federal. Uma das novas médicas é Thaísa Fernanda Costa Corrêa, que já começou a atender na UBS (Unidade Básica de Saúde) Rosolém. Nascida no Paraná, mudou-se para Hortolândia ainda na infância. Hoje, ela está admirada com o desenvolvimento do município. “

As melhorias implantadas no município estimularam Thaísa a querer trabalhar na rede pública de saúde. “Pesquisei na região, e a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde) de Hortolândia é muito boa. O pessoal da unidade é muito receptivo. O prédio é grande, com uma estrutura organizada. Os pacientes se sentem bem acolhidos pela equipe da unidade. Com o meu trabalho, espero conseguir fazer a diferença”, disse a profissional.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber mais dois novos profissionais em março de 2024. Também em dezembro, Sumaré informou o recebimento de novos profissionais pelo programa. A Prefeitura de Sumaré recebeu mais nove médicos por meio do programa “Mais Médicos” naquela época, para atuar na rede pública municipal de saúde, ampliando o número de profissionais na cidade e o atendimento à população.

Com os novos profissionais, Sumaré conta com 24 médicos pelo programa. Os novos médicos atuam na USF CIS Nova Veneza, USF Vasconcelos, USF Maria Antonia, USF Veccon, USF Lucélia, USF Bordon, USF Matão, USF Denadai e Módulo Soma. Os médicos deram início a uma fase de adaptação e integração, na qual conhecem os demais trabalhos realizados na Secretaria de Saúde e reforçam os protocolos de atendimento do município.

O Programa “Mais Médicos” teve início em 2013 e já concedeu vagas para mais de 13 mil médicos em todo o Brasil, permitindo a chegada destes profissionais até os municípios mais afastados dos grandes centros. Sumaré aderiu ao programa desde o seu início e contou com a participação de diversos profissionais capacitados em atuar no Programa Saúde da Família.

Deixe um comentário