Saúde
Hospital Samaritano de Campinas é um dos que já estão cadastrados na plataforma

Startup auxilia pacientes na busca por vagas em leitos na RMC através de plataforma digital

Site informa em quais unidades há leitos disponíveis e atendimento de pronto-socorro de acordo com o plano de saúde e deve ajudar no caso de transferências de pacientes da rede pública para a privada

A startup Ocupa Leito inicia, neste mês de setembro, as suas atividades com a missão de conectar, com agilidade, a população e serviços de saúde aos hospitais. Fundada em Campinas, a empresa conta com a parceria do Hub Mandic e desenvolveu uma plataforma digital, na qual as pessoas podem consultar gratuitamente em quais hospitais há a disponibilidade de leitos, atendimento de pronto-socorro e convênio com os seus respectivos planos de saúde. 

Estão cadastrados no sistema os hospitais da rede privada que são parceiros do negócio, tendo um acréscimo gradativo, assim que novos hospitais aceitam divulgar os seus leitos. Como explica a médica e uma das sócias-fundadoras da Ocupa Leito, Georgia Albuquerque, a startup visa solucionar um dos principais gargalos dos sistemas de saúde no Brasil: a transferência de pacientes dos hospitais públicos para os particulares.

“Perde-se muito tempo, hoje em dia, para encaminhar um paciente que foi atendido na rede pública para os hospitais particulares justamente pela dificuldade em identificar onde há leitos vagos e se esses locais atendem ao plano de saúde do paciente”, destaca. E completa. “Esse tempo otimizado com a Ocupa Leito pode salvar vidas. Afinal, trata-se de uma ajuda essencial para as ambulâncias que necessitam encontrar leitos em situações de emergência e em eventos sociais, esportivos e de negócios, além de beneficiar a consulta individual. Pacientes em domicílio ou fora dele terão facilidade na busca pelo melhor hospital para procurar o atendimento”, ressalta.

Inicialmente, a startup estará em operação somente na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e já conta com a parceria de cinco importantes hospitais: Hospital e Maternidade Galileo (Valinhos), Hospital e Maternidade Madre Theodora (Campinas), Hospital Samaritano (Campinas), Hospital e Maternidade Santa Tereza (Campinas) e Hospital Santa Ignês (Indaiatuba). No entanto, o desejo dos fundadores da Ocupa Leito é expandir, em breve, as atividades para todo o Brasil.

“Nós queremos ser parceiros de todos os hospitais do país. Quanto mais conexões forem criadas, mais pessoas serão alcançadas e maior será a nossa contribuição para elevar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no Brasil”, afirma Georgia. Para utilizar a plataforma da Ocupa Leito, basta acessar o site (https://www.ocupaleito.com.br/) e realizar o cadastro.

PARCERIA

Desenvolvida pelos médicos de Campinas Carlos Sierra e Georgia Albuquerque, a Ocupa Leito contou com a parceria do Hub Mandic, o hub de inovação do Grupo Mandic. Segundo Georgia, o Hub atuou em todas as fases de crescimento da startup. “O Hub Mandic, sem dúvida, foi essencial para consolidarmos o nosso negócio. Contamos com o suporte de uma equipe qualificada, estabelecemos conexões e recebemos todas as orientações técnicas necessárias parar tirar a nossa ideia do papel”, explica.

Para o diretor de Novos Negócios do Hub Mandic, Zeca Junqueira, este é mais um projeto do qual o Hub se orgulha em ter colaborado. “Identificamos um grande potencial na ideia que nos apresentaram e estamos apoiando-os para transformá-la em um negócio de grande valor para a área da saúde”, destaca.

 

Deixe um comentário