Saúde
Campanha Novembro Azul conscientiza sobre a importância de a população masculina ir ao médico

Região intensifica conscientização para prevenção do câncer de próstata

Alerta do Instituto Nacional de Câncer faz Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Nova Odessa aumentarem ritmo para diagnóstico da enfermidade conhecida por agir de forma silenciosa

Beth Soares | Tribuna Liberal

Os dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) assustam: 71.730 novos casos de câncer de próstata, por ano, estão previstos para o triênio 2023-2025 no Brasil. Atualmente, esse tipo da doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina no País, informa o órgão vinculado ao Ministério da Saúde. 

Na tentativa de mudar essa estatística, municípios da região (Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor) aderem à Campanha Novembro Azul e intensificam as ações de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da enfermidade, que age de forma silenciosa (veja reportagem abaixo).

Dados do Instituto mostram, também, que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre homens em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. 

De acordo com o órgão do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos de vida. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais frequente em homens a partir dos 60 anos de idade, com histórico familiar da doença e obesidade.

O Inca recomenda que os homens fiquem atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os exames utilizados para a investigação do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. Médicos do Instituto explicam que o exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. 

Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações no órgão. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Os médicos recomendam que homens acima de 50 anos devem fazer esses exames.

Em Hortolândia, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas atividades de conscientização dos homens nas Unidades Básicas de Saúde para informar sobre a oferta de exames e a importância de realizá-los. O urologista do CEM (Centro de Especialidades Médicas de Hortolândia), Renato Sola Leite, assinala que cerca de 30% dos tumores malignos que surgem no público masculino são câncer de próstata.

“A cada ano são notificados entre 68 mil e 70 mil casos novos da doença no Brasil. Por ano, aproximadamente 15 mil homens morrem em decorrência de câncer de próstata. Por isso, é importante os homens irem ao médico. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances do paciente se curar. Se a doença é diagnosticada no início, a chance de cura é de 95%”, ressalta o urologista, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Monte Mor informou que os exames de PSA e toque retal podem ser realizados na rede municipal de saúde. De acordo com a Assessoria de Imprensa, durante este mês a Secretaria realiza ações de orientação, especialmente nos eventos esportivos com público predominante masculino e de maior idade, palestras nas unidades de saúde e nas empresas do município, onde os homens têm a possibilidade de tirar dúvidas e marcar os exames necessários.

Em Monte Mor, foram registrados três casos de câncer de próstata, em 2021, um em 2022 e seis neste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, os homens diagnosticados com a doença fazem o tratamento na rede pública de saúde, por meio do Sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços da Saúde) do Estado de São Paulo, em cidades de referência na região. A Prefeitura oferece o transporte dos pacientes.

CAMINHADA

O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sumaré prepara para o próximo domingo (26/11) a tradicional caminhada em prol da prevenção dos cânceres de mama e próstata. 

A concentração está prevista para às 8h, na Praça Manoel de Vasconcellos, região central. O percurso acabará na Praça do Macarenko, na Avenida Sete de Setembro. No local haverá tendas de orientação em saúde, atrações artísticas e culturais, food trucks e o Cantinho do Piquenique até as 17 horas.

“Desde 2017, ofertamos mais de 50 mil exames preventivos e intensificamos nossas campanhas de conscientização e orientação. O trabalho dura o ano todo e fortalecemos nos meses de outubro e novembro”, ressaltou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

Pela saúde do homem: campanha Novembro Azul conscientiza sobre a importância de a população masculina ir ao médico para reduzir índice de mortes por câncer de próstata

PREVINA-SE

- Tenha uma alimentação saudável

- Pratique atividade física

- Mantenha o peso corporal adequado

- Não fume

- Evite consumo de bebidas alcóolica

Doença é silenciosa, observa urologista do Centro de Especialidades de Hortolândia

O urologista do Centro de Especialidades Médicas de Hortolândia, Renato Sola Leite, alerta que o câncer de próstata é uma doença “silenciosa” e assintomática. Isso significa que os sintomas podem demorar para surgir, e quando aparecem é sinal de que a doença pode estar em estágio avançado.

“Por isso, é importante que os homens procurem o médico, mesmo que não estejam sentindo dor e que façam os exames preventivos”, reforça o médico. Dentre os sintomas apontados pelo urologista estão dificuldade de urinar e sangue na urina.

O especialista destaca que a campanha Novembro Azul vai além da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “A campanha visa a saúde masculina como um todo. Os homens têm mortalidade maior do que as mulheres em praticamente todas as faixas etárias. Por isso, a importância de os homens irem ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer os exames de check-up”, orienta o urologista. 

Renato Sola: urologista diz que é importante os homens procurarem o médico, mesmo que não estejam sentindo dor e que façam exames preventivos

O aposentado A.S.S, 83 anos, que pediu para não ser identificado, descobriu alteração na próstata, 10 anos atrás, ao procurar um médico porque estava com dificuldade de urinar. Os exames identificaram um aumento benigno da próstata, agora controlado por meio de medicamentos. Uma vez por ano, o aposentado repete o exame de PSA para acompanhamento. 

“Homem também precisa ir ao médico, mas a gente vai deixando pra lá e só procuramos quando a coisa aperta. Ainda bem que fui a tempo, sigo as orientações médicas, tomo os remédios e estou bem”, comentou o aposentado. 

Nova Odessa faz mutirão de consulta sem agendamento e exames durante campanha

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa realiza mutirão de atendimento, com consultas sem agendamento e exames, durante a Campanha Novembro Azul. Tudo para facilitar o acesso da população masculina aos exames preventivos de PSA e toque retal, que permitem o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante as consultas, os médicos avaliam os resultados dos homens que já colheram o sangue (PSA) e entregam pedidos de coleta para aqueles que não conseguiram fazer o exame com antecedência.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os homens podem retirar o pedido de exame na UBS de referência ou durante as palestras ministradas nos órgãos públicos e unidades de saúde e fazer o procedimento no laboratório.

Em caso de diagnóstico positivo, o município oferece acompanhamento com urologistas. O tratamento é feito via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), órgão gerenciado pelo governo estadual, que também oferece a medicação de alto custo.

Além do mutirão de atendimento, durante todo o mês, serão realizadas palestras de conscientização em vários órgãos públicos e unidades de saúde.  

SINAIS E SINTOMAS

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando aparecem, os sinais mais comuns são os listados abaixo e a recomendação do Inca é a realização de exames para investigar o câncer de próstata:

- Dificuldade de urinar

- Demora em começar e terminar de urinar

- Sangue na urina

- Diminuição do jato de urina

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Deixe um comentário