Saúde
Esquema vacinal básico dos bebês de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19 prevê três doses

Região começa vacinar crianças entre seis meses e dois anos contra Covid esta semana

Sumaré inicia aplicação nesta sexta-feira e Nova Odessa abriu agendamento para bebês com comorbidades; demais prefeituras ainda não

Da Redação|Tribuna Liberal 

Duas prefeituras da região começam esta semana a vacinação contra a Covid-19 às crianças com idade entre seis meses e 2 anos. Nesta quarta-feira (16), o DRS-7 (Departamento Regional de Saúde) iniciou a distribuição das primeiras doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 da Pfizer, a “Pfizer Baby”, para as 42 cidades da região de Campinas.

Em Sumaré, a vacinação para este público começa a partir desta sexta-feira (18). O imunizante estará disponível, entre 9h e 15h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Bordon, Bandeirantes, Vasconcelos, Maria Antônia, Matão, Soma e CiS (Centro Integrado de Saúde) de Nova Veneza.

Estão disponíveis ainda a 4ª dose a quem tem 18 anos ou mais, a 5ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que sejam imunossuprimidas, a 3ª dose para adolescentes com mais de 12 anos, a 2ª dose para crianças com 5 anos ou mais e a 1ª dose para crianças com 4 anos. Vale ressaltar que o município segue o cronograma estadual, de acordo com o envio de imunizantes para ampliação dos públicos.

De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, a cidade já aplicou 671.142 doses de imunizantes contra a Covid-19 desde o início da campanha de combate ao coronavírus, em janeiro do ano passado. Até esta quarta-feira, 228.611 crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos já receberam a primeira dose da vacina, dessas, 217.430 também já receberam a segunda dose. Entre crianças da faixa etária que vai dos 5 aos 11 anos foram imunizadas 17.784, com a primeira dose, e 15.481 com a segunda dose.

AGENDAMENTO

Nova Odessa informou que começa nesta semana a agendar a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades (doenças crônicas) contra a Covid-19. Segundo a prefeitura, como ainda são poucas as doses disponibilizadas para os municípios, a vacinação vai ser agendada, em grupos, evitando-se o desperdício de doses. O esquema vacinal básico dos bebês de 6 meses a 2 anos prevê três doses.

Os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a UBS do bairro ou região onde moram para agendar o atendimento. Eles devem estar com o CPF (geralmente anotado na Certidão de Nascimento) e a caderneta de vacinação da criança em mãos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner, as crianças que usam regularmente as UBSs e que possuem doenças crônicas já estão sendo procuradas pelas equipes para agendamento. “Para as crianças que não usam o SUS porque possuem algum tipo de convênio médico, solicitamos a esses pais que entrem em contato com a UBS do seu bairro até esta sexta-feira, para inclusão na agenda da vacinação”, completou Paula.

OUTROS PÚBLICOS

Paralelamente, a Saúde Municipal de Nova Odessa segue aplicando as vacinas contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as sete UBSs da cidade, nos demais públicos elegíveis, conforme o esquema vacinal liberado para cada faixa etária.

Já são aplicadas, nas sete UBSs da cidade: 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª e 2ª doses em adolescentes em geral a partir dos 12 anos; 1ª, 2ª e 3ª doses em adultos em geral de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.

OUTRAS CIDADES

A Prefeitura de Monte Mor informou que o pessoal de Saúde definiu uma reunião para alinhar o calendário. “As unidades já receberam o treinamento e estão aguardando as orientações específicas, além da grade de vacinas chegar. Provavelmente semana que vem teremos as confirmações e o início”, informou a assessoria de imprensa. As prefeituras de Paulínia e Hortolândia não informaram o início da vacinação dos bebês até o fechamento desta edição.


Deixe um comentário