Saúde
Participaram do encontro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros servidores

Profissionais do Hospital Municipal de Hortolândia recebem treinamento de ‘Comunicação Eficiente’

Capacitação foi ministrada por empresa especializada em assessoria hospitalar e visa atender uma das metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde; objetivo é capacitar unidade para receber certificação

Da Redação | Tribuna Liberal

Profissionais da saúde vinculados ao Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas realizaram nesta semana um treinamento em “Comunicação Eficiente”. A capacitação foi organizada pela Secretaria de Saúde e ministrada por uma empresa especializada em assessoria hospitalar. O encontro promovido com os servidores da saúde está alinhado com uma das metas estipuladas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para promover a segurança dos pacientes no ambiente hospitalar.

Ministrada durante dois dias, em dois turnos diferentes, para atender as equipes dos períodos diurno e noturno, a capacitação corresponde ao plano de segurança dos pacientes implantado pelo Hospital Mário Covas há alguns meses. O objetivo é capacitar o Hospital para receber um dos níveis de certificação emitidos pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Para tanto, o treinamento buscou eliminar ruídos e lacunas na comunicação entre os agentes da saúde e estimular a escuta ativa, garantindo maior segurança nos procedimentos hospitalares. O encontro reuniu uma equipe interdisciplinar, desde os profissionais que atuam na linha de frente aos cuidados dos pacientes, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiografia, fisioterapeutas e psicólogos, até os servidores de apoio, como auxiliares de manutenção, assistentes de manutenção, recepcionistas e controladores de acesso.

O diretor assistencial do Hospital e Maternidade Mário Covas, Thiago Manttuane, destaca os benefícios mútuos do treinamento, tanto para os profissionais, quanto para os usuários da saúde. “Esse treinamento possibilita uma visão geral do atendimento humanizado, otimizando as ferramentas que já utilizamos no nosso plano de segurança dos pacientes. Uma dessas ferramentas é a comunicação, elemento fundamental para entender as queixas e necessidades dos pacientes. Ao saber interpretar a comunicação não-verbal dos pacientes, os profissionais da saúde se habilitam para oferecer um atendimento mais assertivo, fortalecendo a terapêutica.

O treinamento em “Comunicação Eficiente” se soma a outras ações implementadas pelo Hospital Mário Covas no atendimento das diretrizes voltadas à segurança dos pacientes. No início deste mês, o Hospital realizou a adesivagem dos ambientes internos, uma forma de tornar a comunicação com o público mais eficiente e otimizar a localização dos serviços oferecidos à população.

As seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram implementadas pela instituição sem fins lucrativos Join Comission International, em parceria com a OMS. As metas preveem, entre outras medidas, a prática da comunicação clara, objetiva, completa e de fácil compreensão como forma de garantir a segurança no ambiente hospitalar.

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