Saúde
Prefeito Leitinho acompanhou avaliação e alta médica de pacientes - Foto: Divulgação

Mutirão de cataratas recupera visão de 124 operados em Nova Odessa

São atendidos pacientes que passam por consulta oftalmológica na rede básica cuja necessidade de operação é confirmada; moradores elogiaram

Da Redação | Tribuna Liberal 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), acompanhou nesta semana o retorno para avaliação final e alta médica dos 124 idosos operados no primeiro final de semana do 2º mutirão de cataratas da Saúde Municipal, entre 24 e 25 de junho, no Ambulatório de Especialidades Médicas de Nova Odessa. Os moradores atendidos elogiaram a iniciativa, inclusive o fato de passarem por todo o processo perto de casa, na própria cidade.

“Eu só tenho a agradecer porque desde que cheguei na cidade, tenho muito apoio na minha saúde, na saúde dos meus familiares, vou para o Hospital Estadual (de Sumaré) fazer os exames com o transporte da Prefeitura. Agradeço também o doutor Bosco e a equipe dele, todos muito educados”, disse dona Maria das Dores, do Jardim São Manoel. “O atendimento foi ótimo, rápido e me recuperei bem”, completou dona Geralda, do Jardim São Francisco.

“Com essas cirurgias, estamos devolvendo a vida, a dignidade, a autonomia dos nossos idosos, e evitando acidentes e quedas que eles poderiam vir a sofrer. Antes do primeiro mutirão, ano passado, tinha gente da nossa cidade há 4 ou 5 anos na fila. Teve gente que Deus levou por outros motivos antes de operar. Olha só como é importante esses mutirões que estamos fazendo”, discursou o prefeito Leitinho, no Auditório do Paço Municipal.

“Este grupo está ‘passando’ conosco desde maio, operaram em junho, e agora estão recebendo alta. Muitos deles ainda vão operar uma segunda vista, ou seja, eram pessoas que estavam com ambos os olhos comprometidos e que agora estão voltando a enxergar. Para nós da Saúde Municipal, é uma alegria poder proporcionar isso para tantos idosos que precisavam”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano.

Realizada com recursos do próprio orçamento da Prefeitura, a nova etapa prevê atender um total de 800 “vistas”. O objetivo é garantir a qualidade de vida e a segurança de quem é afetado pela doença, geralmente idosos da cidade.

Em 2022, durante o 1º mutirão, foram realizadas 800 cirurgias de “vistas” de moradores, a maioria idosos, que compunham grande parte da demanda reprimida na cidade desde 2018.

O segundo grupo desta 2ª etapa do mutirão de cataratas, formado por mais 180 pacientes (alguns deles operando o segundo olho), já vai passar por cirurgias ao longo deste final de semana. Os moradores da cidade beneficiados estão sendo informados por telefone, pela equipe do Setor de Regulação da Secretaria.

Estão sendo atendidos os pacientes que passam regularmente por consulta oftalmológica na própria rede básica e que têm a necessidade de operação confirmada. Mais cirurgias devem ocorrer ao longo dos próximos meses no Ambulatório Municipal, sempre mediante agendamento prévio pela equipe da Saúde.

Os pacientes passam por avaliação pré-cirúrgica, antes do procedimento cirúrgico propriamente dito (que é ambulatorial, feito com equipamentos modernos e lentes de alta qualidade e por médicos oftalmologistas) e o retorno pós-operatório, incluindo óculos de proteção e colírio pós-cirúrgico

 

Deixe um comentário