Saúde
Prefeito de Nova Odessa costuma acompanhar pessoalmente cada etapa do mutirão

Leitinho anuncia ampliação do ‘Mutirão de Cataratas’; previsão é de 750 cirurgias

Segundo a Prefeitura, a nova meta será alcançada por meio da ampliação do contrato com a empresa médica responsável; cirurgias vão até outubro

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou nesta semana a ampliação do “Mutirão de Cataratas”. O objetivo é passar das 600 cirurgias previstas inicialmente para um total de 750. Até o momento, já foram operadas 700 vistas, beneficiando diretamente mais de 400 moradores de Nova Odessa – a maioria idosos. As cirurgias são agendadas e prosseguem até outubro. Com a ampliação, o número de pacientes atendidos deve subir para cerca de 450 no total.

Segundo a Prefeitura, a nova meta de cirurgias será alcançada por meio da ampliação do contrato com a empresa de serviços médicos responsável pelo atendimento. Está em estudo, ainda, a “compra” de mais 100 cirurgias através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas, ao qual a Prefeitura aderiu recentemente.

 A necessidade de ampliação do total de “vistas” surgiu durante as seguidas etapas do mutirão, que começou em janeiro deste ano graças aos recursos de uma emenda do deputado federal Rui Falcão. “Quando começamos o atendimento, muitos idosos que antes tinham solicitado a operação em uma vista acabaram precisando operar as duas. Mas não tem problema, a gente ‘compra’ essas cirurgias extras”, disse Leitinho. “A qualidade de vida dos nossos idosos melhora muito quando eles passam por essa cirurgia”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

O prefeito costuma acompanhar pessoalmente cada etapa do mutirão, que acontecem aos finais de semana, no Ambulatório de Especialidades. A “visita” mais recente foi no início de julho, quando a iniciativa alcançou 700 vistas operadas e recuperadas. 

O mutirão é um esforço da gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, para “zerar” a antiga fila desta especialidade. “Tive a oportunidade de conversar com alguns pacientes e é gratificante ver a felicidade deles. Muitos esperavam há muito tempo para fazer essa cirurgia”, comentou recentemente Leitinho.


Deixe um comentário