Saúde

Hortolândia realiza vacinação contra Covid-19, Influenza e Sarampo no sábado

Imunização acontecerá das 8h às 15h30 na UBS Amanda II; será obrigatório uso de máscaras pelos interessados e inclusive pelos acompanhantes, dentro da unidade

A Prefeitura de Hortolândia fará vacinação contra Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses), Influenza e Sarampo, neste sábado (25/06), das 8h às 15h30. A vacinação será na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda II, localizada na Avenida Brasil, 800.

A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro da unidade de saúde durante as vacinações. Para receber a imunização contra a Covid-19, nos casos de 2ª, 3ª ou 4ª dose, é necessário apresentar o comprovante de vacinação.

INFLUENZA

A Secretaria de Saúde salienta que a imunização contra gripe será oferecida para a população em geral. É necessário apresentar documento com foto para receber a vacina. Já crianças com até 11 anos que, porventura, tenham sido imunizadas contra Covid-19, somente poderão receber a vacina contra gripe após cumprir o intervalo de 15 dias.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população deve tomar a vacina contra Influenza uma vez por ano. A Secretaria de Saúde ainda salienta que a cobertura vacinal na campanha deste ano está baixa em todos os públicos-alvos.

Também poderão ser vacinados contra a gripe neste sábado os públicos-alvos da campanha deste ano, que são os seguintes: caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; forças de segurança, de salvamento e armadas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; profissionais das redes pública e particular de Educação; pessoas com comorbidades e deficiência a partir de 5 anos; crianças de seis meses a menos de 5 anos; gestantes; puérperas; idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde.

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças. Já pessoas com deficiência também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos.

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem receber a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Profissionais de Educação e de Saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação nas áreas.

SARAMPO

As famílias e os responsáveis também devem aproveitar a vacinação deste sábado para imunizar as crianças contra Sarampo. A vacinação é para crianças de seis meses a menos de 5 anos de idade e profissionais das redes pública e particular de Saúde.

A Secretaria de Saúde salienta que neste ano a cobertura vacinal das crianças contra a doença está baixa. É importante que famílias e responsáveis se conscientizem que o Sarampo é uma doença grave, cujas complicações podem deixar sequelas para o resto da vida e até mesmo levar a óbito, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Por isso, é importante elas serem imunizadas.

A Secretaria de Saúde orienta para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas neste sábado. Já os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose.

Deixe um comentário