Saúde
Prefeitura de Hortolândia continua a fazer visitas casa a casa e nebulização na cidade

Hortolândia orienta como diferenciar sintomas de arboviroses

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia orienta a população sobre como diferenciar os sintomas das três doenças. Em caso de o morador apresentar algum dos sintomas, é importante que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência para receber atendimento e tratamento adequado e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso.

O veterinário da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Evandro Alves Cardoso, explica que os principais sintomas da dengue são febre abrupta, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas pelo corpo. Já o sintoma mais característico da chikungunya são dores nas articulações. “As dores podem ser tão intensas a ponto de provocarem dificuldades para a pessoa se locomover ou realizar as ações do dia a dia”, alerta o especialista.

Por fim, os sintomas da zika são febre, manchas vermelhas pelo corpo e dor muscular. “A febre da zika é mais branda do que a dengue”, especifica o veterinário Evandro Alves Cardoso. O especialista reforça uma vez mais que as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, é importante que a população faça sua parte e ajude a Prefeitura no combate ao mosquito.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 841 casos notificados de dengue, dos quais 85 positivos. Já de chikungunya são nove casos notificados, que estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de zika.

ÁGUA PARADA

Uma das principais ações contra a reprodução do Aedes aegypti é manter tonéis, barris e caixas d’água tampados para evitar que esses objetos se tornem criadouros onde a fêmea do Aedes aegypti possa depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos. A população também deve tomar cuidado com as piscinas e mantê-las cobertas. Água parada é a condição que favorece a proliferação do mosquito.

Outra ação importante é limpar o quintal ou as áreas externas da casa para evitar que nesses locais grandes quantidades de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos fiquem expostos ao ar livre. Esses objetos também podem acumular água parada, e assim se tornarem criadouros do mosquito.

O veterinário ainda alerta que a população deve ficar atenta com recipientes de água ou bebedouros para cães, gatos e demais animais de estimação, que também podem servir de criadouro do Aedes aegypti. É importante que esses objetos sejam higienizados.

Outro cuidado importante é colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda também para evitar o acúmulo de água parada. A Prefeitura de Hortolândia reforça que a população deve fazer o descarte correto de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município.

NEBULIZAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela no combate ao Aedes aegypti com as ações semanais de visitas casa a casa e nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, as equipes da UVZ realizam a ação casa a casa no Jardim São Sebastião. Já a nebulização será executada nos bairros Jardim Santa Fé e Jardim Interlagos.

A ação casa a casa consiste em visitas dos agentes a imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas. Ainda durante as visitas, os agentes dão orientações aos moradores sobre como evitar a reprodução do mosquito e verificam se algum dos ocupantes da casa apresentou ou está com algum sintoma de dengue.

Já a nebulização consiste em espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos Aedes aegypti adultos. Antes do início da ação, as equipes da UVZ passam nas casas para avisar os moradores. Os agentes utilizam nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos.

Enquanto a nebulização é realizada, o órgão solicita para que os moradores fiquem fora de suas casas e, após o fim da ação, aguardem 15 minutos para poder entrar em suas residências. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas. A ação é também executada na parte frontal dos imóveis que, porventura, estejam fechados.

De acordo com o veterinário Evandro Alves Cardoso, a UVZ tem recebido muitas ligações telefônicas de moradores que solicitam a realização das ações em virtude de haver grande presença de mosquitos na região onde moram. O especialista salienta que a busca ativa e a nebulização são feitas em áreas da cidade onde houve casos notificados de dengue e conforme uma programação prévia já definida pelo órgão.

Para saber em quais ruas e regiões serão realizadas as ações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. Em caso de chuva, a ação casa a casa e a nebulização são canceladas. Por meio desses telefones, a população também pode fazer denúncias de imóveis ou terrenos fechados ou abandonados onde haja suspeita de haver criadouros de Aedes aegypti.

Deixe um comentário