Saúde

Grupo ‘Tecendo Juntas no Villa’ doa 30 kits de enxoval para Maternidade

O HMNO (Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa Doutor Acílio Carreon Garcia) recebeu na quarta-feira (06/04) mais uma doa- ção do grupo “Tecendo Juntas no Villa”: 30 kits de enxoval confecciona- dos pelo “Mãos de Fadas”, contendo manta, cober- tores, sapatos, gorros, blusas, entre outros, exclusivos para bebês e tu- do feito em crochê.
Essa foi a segunda doação feita às futuras mamães novaodessenses que dão à luz na maternidade pública da cidade. A primeira aconteceu em fevereiro deste ano.

Com o mote “Vamos fazer o bem? Vamos nos reunir, aprender, trocar receitas e doar nossos trabalhos a quem precisa”, o projeto teve início em 2016 no condomínio Villa Flores (Vila Flora), em Sumaré, com a finalidade de ajudar aqueles que mais necessitam.
“Gratificante ver o es- forço e o carinho das mulheres do grupo “Tecendo Juntas no Villa”, cujo propósito é ajudar as mamães não só de Nova Odessa, como de outras cidades. Ficamos felizes com a doação desses lindos kits para bebês. Só temos a agradecer ao grupo pela iniciativa, porque temos mães que chegam aqui para parir com absolutamente nada de enxoval. E esses kits são mais que bem-vindos. Agradeço a Carla e Tauana por terem trazido pessoal- mente a doação”, destacou a supervisora do Hospital, Adriana Welsh.

O gesto solidário e gratificante encantou a equipe do HMNO. “Mais uma importante doação feita pelas mulheres crocheteiras do Mãos de Fadas, que produziram essas lindas peças para bebê e doaram para a nossa Maternidade. Em fevereiro, quando o grupo doou pela primeira vez, elas disseram que iriam continuar com esse trabalho junto ao HMNO, e retornaram com mais 30 kits. Só temos a agradecer a todas pelo talento e cari- nho para com as nossas futuras mamães nova-odessenses”, comentou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

MÃOS DE FADAS

O projeto teve início em 2016 com duas amigas do condomínio, Fernanda das Graças e Marisa, que passaram a divulgá-lo visando ampliar a ação de voluntariado, bem como receber cada vez mais doações. E as- sim foi crescendo em número de participantes e também em itens doados. Além da coordenadora, Fernanda, o grupo “Tecendo Juntas no Villa” conta com várias voluntárias: Célia, Carol, Emília, Mara, Dorinha, Djanira, Carla, Maria José, Ci- da, Ivani, Carla Silveira, Adriana, Edith, Miriam, Monise, Sílvia, Suely, Vera, Helena, Neide, Neiva, Maria Auxiliadora, Tauana, Malu e Norma.
Os encontros aconteciam nas tardes das terças, na Praça do Villa Flores (o Vila Flora). A pandemia interrompeu temporariamente os encontros, mas não afetou o “Tecendo Juntas no Villa”. Segundo Fernanda, o grupo está tentando conciliar uma data para retomar o mais breve possível os encontros presenciais.

Com a chegada da Pás- coa, visando orientar os consumidores sumareenses sobre seus direitos, a unidade de Sumaré do Procon-SP alerta sobre cuidados e armazenamento dos produtos de chocolate comercializa- dos neste período.
De acordo com a coordenadora do Procon-SP em Sumaré, Carla Vensel, no que diz respeito aos estabelecimentos, é importante que o consumidor se atente ao que é divulga- do em anúncios e folhetos, além da localização dos produtos nas lojas. “Os ovos ou quaisquer outros itens de chocolate devem estar longe de materiais de limpeza”, explica.

Outro aspecto que merece atenção na hora das compras de Páscoa, é a especificação dos pro- dutos que trazem brinquedos em seu interior. “Esses produtos devem ter na embalagem a frase ‘atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade’. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição”, completa Carla. O brinquedo precisa ainda ter o selo do Inmetro na embalagem,

identificação do fabricante ou importador (nome, CNPJ e endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso, e eventuais riscos que possam apresentar à criança. A coordenadora do Procon-SP orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos, ainda que em lojas virtuais, considerando a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido. Nas lojas virtuais, é fundamental também comparar o preço do frete. Produtos licenciados com personagens em geral têm um preço mais elevado, em face do repasse do custo deste licenciamento.

“Se o momento for de orçamento apertado, vale lembrar que as caixas de bombons e tabletes de chocolates também podem substituir os tradicionais ovos de Páscoa, quase sempre apresentam preços mais atrativos”, lembra Carla.
Em caso de  dúvidas ou reclamações, o endereço da unidade do Procon em Sumaré é Rua Antônio Pereira de Camargo, 300, na região central. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3873-1071

Deixe um comentário