Saúde
Secretária de Saúde, Jaqueline Serrano, acompanhou conselheiras em visita à futura UTI

Conselheiros de Saúde aprovam nova recepção do Hospital de Nova Odessa

Grupo do Comusa novaodessense fiscalizou as obras da nova UTI da cidade, em fase final de construção; inicialmente, são cinco leitos para atender população de forma inédita

Da Redação | Tribuna Liberal

Seis integrantes do Comusa (Conselho Municipal de Saúde) de Nova Odessa visitaram e aprovaram nesta quinta-feira (25) a nova recepção do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia). Elas também vistoriaram a reforma do restante do prédio principal e conheceram a obra da futura UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já em fase de acabamento. As conselheiras foram acompanhadas pela secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano.

“A Recepção ficou fantástica, bonita e funcional. A UTI vai ficar ‘top’ e trará benefícios significativos para a comunidade, com impacto positivo na qualidade dos cuidados e bem-estar dos pacientes”, comentou a conselheira Maria de Fátima Godoy, a Chiquita.

“A Secretaria tem uma relação estreita com o Comusa, respeitando e atuando em parceria com as nossas conselheiras. Nada mais justo que compartilharmos com eles esses avanços no nosso Hospital e também na construção da UTI. Elas participaram ativamente de todas as etapas anteriores. Agradecemos profundamente a parceria de todas as conselheiras no acompanhamento dos trabalhos”, disse Jaqueline.

Situada na rua Aristides Bassora, nº 301, no Bosque dos Cedros, a recepção totalmente modernizada foi reaberta ao público no último dia 20 de dezembro. O atendimento é 24h por dia, sete dias por semana. Trata-se de mais uma etapa da obra de reforma completa do Hospital, na qual o município investe mais de R$ 3 milhões.

Além da fachada, paisagismo, calçamento e rampas de acessibilidade, o prédio ganhou uma alça asfaltada e coberta para o embarque e desembarque de pacientes que chegam de carro. Também há novos toaletes totalmente acessíveis, entre outras melhorias.

Nos últimos três anos, o complexo já havia passado por outras três grandes reformas, já concluídas: a da Clínica Médica (ou seja, os quartos da “ala de internação” do Hospital), a Central de Ambulâncias 192 (incluindo 5 novas ambulâncias zero km) e o piso térreo do Ambulatório de Especialidades Médicas, ao lado do HMNO.

A reforma do prédio principal segue acontecendo gradativamente, incluindo a recuperação completa do telhado do Hospital e a reforma das salas que compõem do Pronto Socorro Adulto e Pediátrico.

Também está em fase final a troca e modernização de toda a rede elétrica do complexo, incluindo a substituição do transformador de maior capacidade para atender a futura UTI e até 40 aparelhos de ar-condicionado. Apenas nesta etapa, o investimento municipal é de mais R$ 327.763,33.

UTI

Por fim, está em fase de acabamento a construção da UTI ao lado do Hospital Municipal. A obra civil não gera custos aos cofres municipais, pois está sendo realizada via acordo de contrapartidas firmado com a Midas Incorporadora e Administradora Ltda.

No entanto, vários serviços estão sendo realizados pela Prefeitura – como a instalação das redes de gases hospitalares (de oxigênio), elétrica, de água e de ar-condicionado (incluindo um sistema de exaustão com pressão negativa próprio para este tipo de serviço em Saúde).

A UTI Municipal deve contar inicialmente com 5 leitos exclusivos para pacientes da cidade, com capacidade para elevar esse total a 9 leitos, incluindo um para eventuais pacientes em isolamento.

Deixe um comentário