Saúde

Cirurgião plástico da região representa Brasil em congresso internacional

O médico Daniel Rodrigues é especialista em lipoaspiração de alta definição e mamoplastias e membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

O cirurgião plástico de Americana, Daniel Rodrigues, representou o Brasil no 1º Congresso Internacional de Cirurgia Plástica, nesta semana, em Lima, capital do Peru. O evento, que começou quinta-feira (19) e terminou ontem, reuniu profissionais de diversos países do mundo, uma realização da Confederação Internacional de Cirurgia Plástica (ICOPLAST) e Sociedade Peruana de Cirurgia Plástica. 

O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais, por meio de palestras e simpósios, para garantir cada vez mais segurança na realização de procedimentos estéticos, que apresenta alta procura em todo o mundo. Rodrigues representou o Brasil junto com a presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Lydia Masako.

Especialista em lipoaspiração de alta definição e mamoplastias, Rodrigues acumula experiência de mais de 10 anos na realização dos procedimentos que aumentam a autoestima de clientes de Americana e região. Para o médico, a participação no Congresso Internacional agrega conhecimento para atender cada vez melhor e, com mais segurança, seus pacientes.

“Sem dúvida alguma o intercâmbio de conhecimento é fundamental e concretiza cada vez mais a excelência da cirurgia plástica brasileira num contexto mundial”, comenta o especialista.

“É muita honra poder representar o Brasil junto com a presidente da nossa Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dra. Lydia Masako. Certamente, o primeiro congresso aqui em Lima das Confederações Internacionais das Sociedades de Cirurgias Plásticas já começou em grande estilo, sendo um dos maiores do mundo. E confirmamos, desde já, nossa presença em 2023, para a próxima edição com os nossos queridos anfitriões dos Emirados em Dubai”, adianta Rodrigues.

Entre os procedimentos realizados por Rodrigues estão cirurgia do contorno corporal, lipoaspiração HD, cirurgias de abdômen e glúteo, além de mamoplastias.

De acordo com a SBCP, vem crescendo a procura por cirurgia plástica mesmo durante a pandemia. O aumento, segundo Rodrigues, é explicado “em virtude de uma busca de melhora do corpo ou por aumento do peso pela falta da prática de atividades físicas”.

O cirurgião plástico alerta que a escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para as pessoas realizarem o procedimento com segurança. “O mais importante é pesquisar se o cirurgião plástico possui o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, orienta.

De acordo com informações divulgadas no portal de notícias da SBPC, é necessário, também, que o profissional tenha treinamento em cirurgia de, pelo menos, cinco anos, sendo três dedicados à cirurgia plástica, esteja apto para realizar todo tipo de procedimento, se submeta ao código de ética e opere apenas em unidades credenciadas.

Após a escolha, a SBPC explica que o paciente deve realizar uma investigação médica completa antes de se submeter à cirurgia com a realização de vários exames. Neste sentido, orienta o órgão, é preciso informar ao médico o histórico sobre doenças, alergias, uso de medicamentos, realização de procedimentos anteriores, além de consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou outras drogas.

Troca de experiências para o bem-estar dos pacientes

No site oficial do Congresso, a Confederação Internacional de Cirurgia Plástica (ICOPLAST) destaca a importância do evento mundial. “São três dias de simpósios cheios de palestrantes de todo o mundo. Os melhores dos melhores em seus campos e são representantes de todos os países. Atualmente, temos 60 países membros representando mais de 18.000 cirurgiões plásticos de todo o mundo”, afirma o presidente do ICOPLASt, Robert X. Murphy Jr.

“É uma honra para o Peru ser a primeira sede deste congresso. Um momento de trocarmos perspectivas, estudos, notícias e pesquisas. Isto, com o objetivo de nos enriquecer academicamente, mas também cultural e socialmente. É sempre bom lembrar que os laços que nos unem contribuem para o bem-estar dos nossos pacientes”, afirma Guillermo Wiegering Cecchi, Presidente da Sociedade Peruana de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) com o controle da pandemia, as atividades são retomadas e a entidade é representada em diversas partes do mundo “fortalecendo a importância da SBCP”.

Deixe um comentário