Saúde
Somente pacientes que já estavam com exame agendado na rede municipal de saúde foram atendidas

Carreta de mamografia atende mais de 600 mulheres em Hortolândia

Objetivo da ação era reduzir a fila de espera do exame no município; carreta faz parte da programação da campanha ‘Março Delas’, da Prefeitura, para marcar  o dia e o Mês da Mulher

Da Redação | Tribuna Liberal

Seiscentas e duas pacientes de Hortolândia foram atendidas pela carreta de mamografia disponibilizada pela Prefeitura. Este é o balanço final da ação de prevenção contra o Câncer de Mama realizada para a população feminina da cidade. O veículo ficou na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, na semana passada.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 302 mulheres fizeram a mamografia. O número de mulheres que estavam agendadas para o exame e não compareceram, foi de 48. A meta da Secretaria de Saúde era atender 350 mulheres com a carreta estacionada na UBS Campos Verdes. Na semana retrasada, a carreta ficou nas UBSs Amanda I, Adelaide e Novo Ângulo. Nessas três unidades, foram atendidas 300 mulheres, e foram registradas 50 faltas.

A carreta é uma das ações que integram a programação da campanha ‘Março Delas’, da Prefeitura de Hortolândia, para marcar o dia e o Mês da Mulher. A vinda do veículo ao município é viabilizada por meio do CISMETRO (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas).

Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa era de atender um total de 700 mulheres com a carreta. O objetivo da ação foi reduzir a fila de espera do exame no município. Foram atendidas somente pacientes que já estavam com o exame agendado previamente na rede municipal de saúde.

A Secretaria de Saúde informa que as mulheres agendadas para a carreta de mamografia que não compareceram, deverão reagendar nova data para fazer o exame na UBS de referência ou mais próxima de onde mora. O exame de mamografia é oferecido para a população feminina no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), órgãos da Secretaria de Saúde.

Deixe um comentário