Saúde

Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo terminam nesta sexta

Você ainda não se imunizou contra a Influenza? Então, fique atento! A campanha de vacinação contra a doença termina nesta sexta-feira (03/06). A campanha acontece das 8h às 15h30 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a vacinação contra a Covid-19. Até o momento, o município já vacinou 27.652 pessoas. A Secretaria de Saúde reforça a orientação que o uso de máscara continua obrigatório dentro das unidades de saúde, inclusive durante as vacinações.

A Secretaria de Saúde reforça que a cobertura vacinal está baixa em todos os públicos-alvos e que é importante as pessoas se imunizarem, uma vez que esta época do ano é o período de maior transmissão da doença. A meta da campanha é vacinar 90% das pessoas dos públicos-alvos. A Secretaria de Saúde orienta que a população deve tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano.

A campanha está na 4ª etapa, cujos públicos-alvos são caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Também continuam a ser imunizados os públicos-alvos das etapas anteriores, que são profissionais das redes pública e particular de Educação, pessoas com comorbidades e deficiência com idade a partir de 5 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde.

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças (confira no anexo abaixo a lista das comorbidades abrangidas pela campanha). Já pessoas com deficiência também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos. 

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem recebem a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Profissionais de Educação e de Saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua atuação nas áreas.


Deixe um comentário