Saúde
Prefeito Leitinho acompanhou pessoalmente o atendimento dos pacientes neste fim de semana

2º Mutirão de Cataratas atende mais 85 idosos em Nova Odessa

Da Redação | Tribuna Liberal

Mais 85 idosos passaram por cirurgias neste fim de semana, em mais uma etapa do 2º “Mutirão de Cataratas”, realizado pela Secretaria de Saúde de Nova Odessa. Na ação, feita no Ambulatório de Especialidades Médicas, foram finalizadas 37 cirurgias no sábado e 48 no domingo, quando o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), acompanhou pessoalmente a iniciativa.

Nos dois primeiros finais de semana da atual etapa anual do mutirão, realizados em junho e julho, haviam sido concluídas 309 cirurgias. Esta nova etapa anual, realizada com recursos do próprio Orçamento da Prefeitura, prevê operar mais 800 “vistas”. Ano passado, durante todos os finais de semana do primeiro mutirão, foram realizadas 800 cirurgias, a maioria em idosos, que compunham grande parte da demanda reprimida na cidade desde 2018.

“Com essas cirurgias, estamos devolvendo a vida, a dignidade, a autonomia dos nossos idosos, e evitando acidentes e quedas que eles poderiam vir a sofrer. Antes do primeiro mutirão, ano passado, tinha gente da nossa cidade há 4 ou 5 anos na fila. Teve gente que Deus levou por outros motivos antes de operar. Olha só como é importante esses mutirões que estamos fazendo”, avalia o prefeito Leitinho.

A dona Ivone Elvira de Araújo Bueno da Silva, de 71 anos, moradora do Mathilde Berzin, destacou a iniciativa. “Sou muito grata a Deus pela vida de vocês (gestores) e pelos cirurgiões do ‘Mutirão de Cataratas’. Fiz minha cirurgia ontem (03) e o médico é muito bom, graças a Deus”, disse.

Décio da Silva, de 63 anos, mora no Jardim São Jorge e também passou por cirurgia neste fim de semana. A esposa dele, dona Nilva, elogiou o atendimento do esposo. “Hoje foi a operação do meu marido. Ele entrou sem enxergar e saiu enxergando, e eu só tenho a agradecer”, declarou.

Ao longo do mutirão, estão sendo atendidos os pacientes que passam regularmente por consulta oftalmológica na própria Rede Básica e que têm a necessidade de operação confirmada. Mais cirurgias devem ocorrer ao longo dos próximos meses no Ambulatório Municipal, sempre mediante agendamento prévio pela equipe da Saúde.


Deixe um comentário