Política
Vereador vai a Brasília em fevereiro intermediar instituto para capacitar mão de obra local

Willian Souza intensifica diálogo para garantir Instituto Federal em Sumaré

Vereador está com viagem marcada para a capital federal em fevereiro e vai se encontrar novamente com o ministro da Educação, Camilo Santana para tratar sobre o tema

Da Redação | Tribuna Liberal

O vereador Willian Souza (PT) busca conseguir para Sumaré a instalação do Instituto Federal. Líder de governo do prefeito Luiz Dalben (Cidadania) na Câmara Municipal, o parlamentar tem intensificado diálogo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de garantir a construção da unidade ainda neste ano. O vereador está com viagem marcada para Brasília em fevereiro e espera encontrar novamente o ministro para discutir o tema.

Em março do ano passado, Willian esteve na capital federal e protocolou ofício no ministério pedindo o Instituto Federal em Sumaré. Na ocasião, acompanhado do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), o vereador esteve no gabinete de Santana e fez uma explanação sobre as características da cidade e a necessidade de um equipamento público capaz de qualificar a mão de obra dos trabalhadores do município, especialmente dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

“Desde a minha primeira visita no Ministério da Educação, mantivemos bons contatos acerca da possibilidade de trazer um Instituto Federal para cá. O ministro Camilo ouviu com atenção nossas reivindicações e, agora, estamos marcando uma nova visita para acelerar essas tratativas e fazer o anúncio o quanto antes. O Brasil voltou a crescer, e nossa região também tem apresentado boas perspectivas na área econômica, por isso é de grande importância que tenhamos a oportunidade de qualificar nossa mão de obra local para preencher os principais postos de trabalho das empresas que estão se instalando em Sumaré. A hora é agora e não temos tempo a perder”, avalia.

Willian se diz otimista por mais essa conquista e destaca a boa relação que tem com o governo federal. O vereador esteve na posse de Lula a convite do próprio presidente, e voltou à Brasília nos meses de março e setembro de 2023, quando realizou uma série de agendas em diversos ministérios.

Também recebeu em Sumaré os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em setembro; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em novembro; e o chefe de Gabinete da Presidência da República, Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, em dezembro. Em todas as ocasiões, o vereador apresentou solicitações de investimentos federais no município.

“Esse diálogo é importante para encurtar a distância de Sumaré com a esfera federal. Graças a essas conexões, pudemos trazer para nossa cidade investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura, e vamos seguir dialogando por mais investimentos na educação, no esporte, na cultura, na moradia e na segurança pública para contribuir com o crescimento de Sumaré”, conclui. 

Deixe um comentário