Política
Sirineu afirmou manter pré-candidatura à Prefeitura de Sumaré para as eleições municipais de 2024

Vereador Sirineu Araújo revela planos e prioridades para Sumaré com olhos em 2024

Em entrevista, pré-candidato a prefeito da cidade compartilhou visão e ideias que visam priorizar infraestrutura, saúde, educação e geração de emprego

Da Redação | Tribuna Liberal

Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, o vereador Sirineu Araújo, pré-candidato a prefeito de Sumaré, discute as motivações por trás da decisão de pré-candidatura e suas principais pautas, destacando a importância de priorizar infraestrutura, saúde, educação, emprego e segurança. Além disso, Sirineu compartilha estratégias para melhorar estradas, o transporte público e enfrentar os desafios das enchentes que afetam a cidade. Acompanhe a entrevista completa.

Trajetória de Sirineu

Sirineu é nordestino, natural de Águas Belas, Pernambuco. Veio para o Estado de São Paulo em 1999 e para Sumaré no final de 2014, onde montou a primeira padaria. 

Participou da associação de moradores do bairro Jardim dos Ipês e iniciou a trajetória política em Sumaré. Em 2018, saiu candidato a deputado estadual, sendo o segundo mais votado, com 3.370 votos. Em 2020, saiu candidato a vereador pelo PL, com 1.569 votos.

Em 2020, disputou as eleições para deputado estadual pelo PL e recebeu quase 5 mil votos. É casado com Sueli, há 20 anos, e tem dois filhos, William Araújo e Brenda Araújo.

Tribuna Liberal: Sirineu, por que anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Sumaré?

Sirineu Araújo: Com grande entusiasmo, anunciei minha pré-candidatura, movido pelo desejo ardente de elevar o patamar do local e da cidade onde vivemos. Como empresário incansável, que gera renda e emprego em nosso amado município, e acima de tudo, como um cidadão sumareense apaixonado, coloco-me de prontidão e com toda minha energia à disposição da população de Sumaré. Juntos, podemos construir um futuro vibrante, repleto de oportunidades e realizações. Conto com o apoio e a participação de cada um de vocês nessa jornada transformadora!

Quais são as principais pautas que precisam ser priorizadas em Sumaré?

Infraestrutura, Saúde e bem-estar, Educação, emprego e desenvolvimento econômico e Segurança.

Como você pretende melhorar as estradas, o transporte público e combater as enchentes?

Melhorar as estradas: Planejo implementar um programa abrangente de manutenção e reabilitação das estradas em Sumaré. Isso incluirá a identificação e reparo de buracos, a pavimentação de vias não pavimentadas e a melhoria da sinalização. Além disso, buscarei parcerias com o governo estadual e federal para obter recursos adicionais e investir em projetos de infraestrutura que beneficiem nosso município.

Aprimorar o transporte público: É essencial investir em um sistema de transporte público eficiente e sustentável. Pretendo realizar um estudo abrangente para identificar as principais necessidades e demandas da população. Com base nesses dados, trabalharei para melhorar a frota de ônibus, aumentar a frequência das rotas, expandir as rotas para áreas atualmente carentes e melhorar a integração entre os diferentes meios de transporte, incluindo ônibus alternativos e bicicletas.

Incentivaremos também a introdução de soluções inteligentes, como a integração de pagamentos eletrônicos e o desenvolvimento de aplicações, para promover a utilização do transporte público.

Combate às enchentes: As enchentes são um problema sério em muitas cidades e Sumaré não é exceção. Para resolver esse problema, pretendo adotar uma abordagem multifacetada. Primeiro, investiremos em projetos de drenagem de águas pluviais para expandir e modernizar a capacidade de drenagem de áreas propensas a inundações. 

Além disso, trabalharei em estreita colaboração com órgãos estaduais e federais para viabilizar a construção de reservatórios e sistemas de contenção de água, reduzindo o impacto das cheias. Também implementarei programas de conscientização e educação para a população, incentivando a adoção de práticas sustentáveis, como a preservação de áreas verdes e a correta destinação do lixo.

Como pretende lidar com questões relacionadas à educação, como qualidade das escolas e acesso à educação?

Melhorar a infraestrutura escolar: Investirei na melhoria da infraestrutura das escolas municipais para proporcionar ambientes de aprendizagem adequados, seguros e favoráveis. Isto inclui reparações e manutenção de instalações existentes e construção de novas escolas, quando necessário.

Valorização dos profissionais da educação: Reconheço a importância dos professores e demais profissionais da educação. Para garantir a qualidade da educação, pretendemos avaliá-la através de programas de educação ao longo da vida de alta qualidade, promoção de planos de carreira atraentes, melhoria das condições de trabalho e aumentos salariais dentro do orçamento municipal.

Fortalecer a gestão educacional: Promoveremos uma gestão educacional eficaz e participativa, na qual participem a comunidade escolar, pais, alunos e especialistas em educação. Vou promover um diálogo aberto e transparente, ouvindo as necessidades e as demandas de todos os envolvidos, para tomar decisões informadas e implementar políticas que atendam às necessidades locais.

Melhorar a qualidade da educação: Implementarei políticas e programas para melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas. Isto inclui o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, o aproveitamento de recursos tecnológicos, a promoção de parcerias com instituições de ensino superior e a formação de professores para melhorar as competências pedagógicas.

Trabalharei para garantir a igualdade de acesso à educação, tendo em conta as diversas necessidades e realidades dos nossos alunos. Isto poderia incluir o fornecimento de transporte gratuito a estudantes que vivem em áreas remotas, o estabelecimento de programas de bolsas de estudo para famílias de baixos rendimentos e a implementação de medidas para prevenir o abandono escolar.

Trabalharei para trazer novas oportunidades de aprendizagem aos estudantes, combinando inovação e tecnologia na educação, fornecendo recursos educacionais digitais, promovendo a inclusão digital e incentivando parcerias com empresas e instituições.

Como fazer a cidade atrair mais empresas do porte da Microsoft e gerar mais empregos?

Promover as empresas locais: A promoção das empresas locais pode estimular o crescimento econômico e criar novos empregos. Isto pode ser alcançado através de programas de formação empresarial, acesso ao financiamento e apoio às pequenas empresas e redes de mentoria para empresários locais.

Parcerias público-privadas: A construção de parcerias entre os setores público e privado pode melhorar o desenvolvimento econômico. Isto pode incluir o estabelecimento de programas promocionais conjuntos, investimentos conjuntos em infraestrutura e cooperação para promover a cidade como um destino de investimento atraente.

Cultivar indústrias estratégicas: Ao descobrir indústrias estratégicas para o desenvolvimento econômico urbano e promovê-las ativamente, é possível atrair investimentos e criar empregos específicos. Isto pode incluir o desenvolvimento de cadeias de produção locais, a promoção de eventos e exposições do setor e a atração de empresas líderes do setor.

Desenvolvimento de parques industriais e tecnológicos: Investir na criação de parques industriais e tecnológicos bem equipados e com infraestrutura pode ajudar a atrair grandes empresas. Este espaço não só oferecerá instalações e áreas de investigação e desenvolvimento de última geração, como também poderá oferecer incentivos especiais para as empresas se instalarem aqui.

Quais serão os maiores desafios do próximo prefeito na sua avaliação?

Desenvolvimento Urbano Sustentável: Sumaré enfrenta desafios relacionados à expansão, à falta de planejamento eficaz e aos impactos ambientais.

Qualidade e acessibilidade dos serviços públicos: Melhorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços públicos é uma tarefa importante. Isto inclui áreas como saúde, educação, segurança pública, transporte público, abastecimento de água e saneamento básico. O próximo prefeito buscará melhorias na área para que possamos prestar serviços de qualidade a todos os moradores de Sumaré.

Geração de empregos e desenvolvimento econômico: Estimular a geração de empregos e promover o desenvolvimento econômico é essencial para melhorar a qualidade de vida da população de Sumaré. O próximo prefeito pode trabalhar para atrair investimentos, promover a diversificação econômica, apoiar empreendedores locais, fortalecer setores-chave e desenvolver programas de capacitação profissional voltados para as demandas do mercado de trabalho local.

Segurança pública: A segurança pública é uma preocupação constante em muitas cidades, e Sumaré não é exceção. O próximo prefeito pode enfrentar o desafio de promover a segurança dos cidadãos, investindo em medidas preventivas, fortalecendo as forças policiais locais, promovendo parcerias com a comunidade e adotando abordagens inovadoras para combater a criminalidade.

Inclusão social e redução das desigualdades: A cidade de Sumaré também enfrenta desafios relacionados à inclusão social e à redução das desigualdades. Os presidentes de câmara podem continuar a implementar políticas e programas que promovam a igualdade de oportunidades, combatam a pobreza, aumentem a acessibilidade da habitação, reforcem os programas sociais e promovam a inclusão de grupos vulneráveis, como pessoas com deficiência e minorias.

Participação cidadã e governança transparente: Promover a participação cidadã ativa e garantir uma governança transparente e responsável são desafios importantes. O próximo prefeito pode buscar maneiras de envolver os cidadãos nas decisões políticas, promover a transparência na gestão pública, fortalecer os mecanismos de prestação de contas e estabelecer canais efetivos de comunicação e diálogo com a comunidade.

Quais são suas estratégias para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente em Sumaré?

Conservação e recuperação de espaços verdes: Investir na preservação e recuperação de espaços verdes, incluindo parques, reservas naturais e áreas de conservação.

Promover a sustentabilidade urbana: Em Sumaré, promover a sustentabilidade urbana, promover a utilização de energias renováveis em edifícios públicos e privados, implementar práticas de construção sustentáveis, reduzir o consumo de água e energia e promover transportes públicos, ciclovias e percursos não motorizados. O próximo prefeito também poderá implementar programas de gestão de resíduos sólidos, como coleta seletiva e reciclagem.

Parcerias e envolvimento comunitário: Construir parcerias com organizações não governamentais, instituições educativas e sociedade civil para promover a sustentabilidade e proteção ambiental. Os prefeitos podem incentivar um maior envolvimento comunitário através de comitês consultivos, audiências públicas, campanhas de conscientização e programas de voluntariado ambiental.

Monitorização ambiental e avaliação de impacto: Implementar sistemas de monitorização ambiental para avaliar o impacto das atividades humanas no ambiente e tomar medidas adequadas para reduzir esses impactos. O prefeito pode continuar a incentivar inspeções ambientais eficazes, definir parâmetros de qualidade ambiental e promover estudos de impacto ambiental de grandes projetos.

Como planeja envolver os cidadãos de Sumaré nas decisões importantes do município e promover transparência na gestão pública?

Canais de comunicação disponíveis: Estabelecer canais de comunicação disponíveis aos moradores, como sites, redes sociais, e-mail e linhas diretas, para receber feedback, sugestões e reclamações dos moradores. Os mercados podem então monitorizar estes canais regularmente e garantir que o feedback é fornecido de forma rápida e transparente.

Realizar audiências públicas: Realizar audiências públicas para discutir temas relevantes e incentivar os moradores a expressarem suas opiniões e preocupações. Os presidentes de câmara podem então encorajar a participação pública agendando audiências públicas regulares e fornecendo publicidade ampla e progressiva sobre as questões em discussão.

Orçamento Participativo: Implementar um processo de orçamento participativo onde os residentes têm a oportunidade de sugerir e decidir quanto do orçamento municipal alocar para projetos específicos e necessidades da comunidade. Os presidentes de câmara podem continuar a incentivar a organização de reuniões públicas, grupos de trabalho e fóruns de discussão para envolver os cidadãos nestes processos de tomada de decisão.

Portal de Transparência: Criar um portal de transparência online que forneça informações detalhadas sobre atividades, projetos, despesas e decisões da administração pública. Os prefeitos podem então tornar este portal fácil de acessar e entender, permitindo que os cidadãos acompanhem as atividades do governo de maneira transparente.

Deixe um comentário