Política
Privatização da Sabesp é proposta cada vez mais defendida pelo governo do Estado – Foto: Divulgação

Tarcísio estuda índice de redução da tarifa com privatização da Sabesp

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, que falou dos estudos para concessão e deu ‘certeza’ da redução da tarifa; companhia atende 375 municípios do Estado

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou ter “certeza” de que a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irá reduzir a tarifa de água para consumidores. Cerca de 411,8 mil moradores, atendidos pela companhia em Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, podem ser contemplados com a possível redução tarifária. Agora, o governo informou que analisa qual índice exato de redução será dado em caso de desestatização da companhia de saneamento.

Nesta quarta-feira (8), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou a parlamentares da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), durante reunião de comissões, sobre os estudos do governo para a concessão da Sabesp. 

Na ocasião, o secretário afirmou que a tarifa cobrada aos consumidores atualmente deve ser reduzida. A afirmação foi feita durante a prestação de contas da Pasta aos parlamentares integrantes da Comissão de Infraestrutura, da Comissão de Atividades Econômicas e da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.

De acordo com Benini, a condição primária dada pelo governador Tarcísio de Freitas para a concessão da companhia de saneamento ao setor privado foi a redução do custo à população. “A qualquer momento em que ele perceber que não haverá essa redução, ele não terá problema em voltar atrás”, afirmou o secretário.

Atualmente, a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água a 375 municípios no Estado. Com a desestatização, o Executivo planeja estender esse atendimento para cerca de 1 milhão de paulistas que hoje não são atendidos pela empresa.

Durante a reunião desta quarta, o secretário estadual afirmou que a concessão deve aumentar em R$ 10 bilhões o plano de investimentos da Sabesp. “Estaremos quase dobrando a capacidade de investimento da Sabesp. Não é o dinheiro do Estado nem do usuário, é o dinheiro do investidor”, disse.

DEBATE

Integrante das comissões de Atividades Econômicas e de Infraestrutura, a deputada Thainara Faria (PT) levou à discussão realizada preocupação com a população do interior do Estado e questionou quais serão as garantias que o governo terá para os mais vulneráveis. “Precisamos entender a água como um direito fundamental”, completou.

‘CERTEZA’

Em resposta à parlamentar, o secretário Rafael Benini afirmou que o governo “chegou em um momento onde é certeza que é possível reduzir a tarifa” e que os estudos atuais da pasta estão voltados para definir de quanto será esta taxa.

Deixe um comentário